7ª edição do Troféu ‘Jornalista Antônio Marcos’ de Natação teve três novos recordes estabelecidos

Competição aconteceu no último final de semana no CAT Maré, em Barbacena

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

No último final de semana, o Centro de Aprendizagem e Treinamento da Escola “A Maré” de Natação e Desportos (CAT Maré) promoveu a 7ª edição do Troféu “Jornalista Antônio Marcos” de Natação, evento que é uma competição escolar e que presta uma homenagem ao jornalista Antônio Marcos Pinto, diretor de jornalismo e âncora do programa Contato Direto, da rádio Sucesso FM, um grande incentivador do esporte em Barbacena que faleceu em 2015.

O torneio teve início na noite de sexta-feira (24) e terminou no sábado (25). Já na sexta-feira dois novos recordes foram batidos: Ana Carolina Castro, do Colégio Arca, na prova dos 200m Livre, e Eduardo Ferreira Carmo, do Colégio Estadual, nos 800m Livre. No mesmo dia também aconteceram as provas de 100m Livre, feminino e masculino, com várias estreias e muita melhora de tempo.

No sábado as provas foram para nadadores da base, competindo em 20m e 40m nos nados Borboleta, Costas, Peito e Livre (Crawl), além de uma prova de 200m nado Livre para os nadadores mais experientes. Nos 20m Borboleta, o atleta Conrado Goiatá, do SESI, também estabeleceu nova marca.

Os três recordistas – Conrado, Ana Carolina e Eduardo – faturaram, cada, um vale compras de R$ 100,00 ofertado pelo Supermercado União, parceiro do CAT Maré nesta competição há muitos anos.

Os resultados positivos dos atletas foram acontecendo naturalmente, com provas equilibradas e muito bem disputadas. “Os atletas das 15 escolas participantes tiveram uma grande performance, com mais de 95% de aproveitamento de seus melhores tempos. Uma marca importantíssima para o trabalho dos alunos/atletas do CAT Maré”, afirmou a professora Bárbara Magalhães, uma das responsáveis pela natação de base do CAT Maré.

Já o professor José Luiz (Barão), fundador do CAT Maré e técnico da equipe, lembrou do amigo Antônio Marcos Pinto durante a o evento. “Ele sempre prestigiou todas as modalidades esportivas e com a natação não foi diferente. Era um amigo, irmão e atleticano, Antônio Marcos, o Bica-Bicudo”, disse Barão, que participou algumas vezes do programa Contato Direto com o âncora. “Fizemos três olimpíadas e duas copas do mundo, numa parceria muito bacana, agradável e descontraída. Muito boas lembranças de um grande amigo”, concluiu o professor do CAT Maré.

Ao longo do torneio, várias intervenções ao vivo foram feitas pelo Instagran do CAT Maré. Muitos que assistiram as provas da sexta-feira foram no dia seguinte, sábado, prestigiar as competições presencialmente.

O vice-prefeito de Barbacena, Aloísio Dias, acompanhou as provas da sexta-feira e o prefeito Carlos Du esteve presente no sábado. Ambos se mostraram entusiasmados com o evento, viram de perto os novos valores da natação de Barbacena e participaram da cerimônia de premiação. Durante algumas conversas rápidas, eles comentaram que muita coisa interessante está por acontecer na área de esporte em Barbacena.

Confira abaixo a classificação final e alguns momentos do torneio, registrados pela equipe do CAT Maré. As escolas classificadas em 1º e 2º lugares receberam troféu alusivo à classificação obtida.

À esquerda, os três recordistas da competição: Conrado Goiatá (SESI), Ana Carlina Castro (Colégio Arca) e Eduardo Carmo (Estadual); à direita, o vice-prefeito Aloísio Dias premiando Eduardo Carmo, recordista dos 800m Livre
O prefeito Carlos Du fazendo a premiação de uma das provas
Premiação por equipes
Atletas premiados por prova
Nadadores e torcida se interagiram durante o evento
O vice-prefeito Aloísio Dias com o professor e técnico José Luiz Barão, fundador do CAT Maré (Fotos: Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.