CAT Maré: 35 anos propondo atividades físicas com prazer e seriedade

Confira um pouco da história do Centro de Aprendizagem e Treinamento da Escola “A Maré” de Natação

O Centro de Aprendizagem e Treinamento da Escola “A Maré” de Natação (CAT Maré) completou 35 anos de atividades em Barbacena no dia 25 de fevereiro. No decorrer destes anos muita coisa mudou no que diz respeito à educação, ao esporte e sua prática, aos valores base da sociedade. No entanto, acreditando na formação recebida – familiar e acadêmica – o CAT Maré mantém a mesma linha de trabalho – Metodologia “A Maré” – renovando seus objetivos e estabelecendo novas metas.

Satisfação, Orgulho e Persistência

Mais uma vez a direção do CAT Maré afirma que satisfação, orgulho e persistência são os sentimentos que hoje predominam. Segundo Tereza Cristina, a Dina (foto), diretora administrativa da escola, “ao completar 35 anos de árdua e persistente caminhada, temos que valorizar este longo percurso. Quando olhamos para trás, não temos ideia do alcance deste trabalho na vida de tantas crianças, jovens e adultos. Agradecemos a Deus por nos capacitar a enfrentar tantos obstáculos e desafios. Foram muitos… E muitos foram superados. No entanto, aqui estamos. Este esforço foi suavizado pela grande amizade colhida ao longo desta estrada. Muitas, muitas amizades.”

Este o motivo maior da satisfação de todos do CAT Maré. Além dos laços de amizade construídos ao longo destes 35 anos, outro motivo de satisfação para a direção do CAT Maré é saber que num país onde 80% das pequenas ou micro empresas têm vida útil de cinco anos, no máximo, a Escola “A Maré” de Natação sobreviveu e vive, cada vez mais, através de muito sacrifício, luta e força de vontade. E não só da sua direção, mas da participação de todos que a compõem, de toda uma família: a família “Maré”!

E quem é a família “Maré”?

“A família ‘Maré’ é composta de muitas famílias: a de cada aluno/atleta, a de cada ex-aluno/atleta, a de cada funcionário e de cada professor que por aqui passou, as famílias dos amigos que sempre estiveram ao nosso lado, a minha família. Cada qual, a seu modo, ajudou a construir este pequeno, mas valioso patrimônio esportivo-social de nossa cidade e região: o CAT Maré”, afirmou o professor José Luiz Barão (foto), fundador e diretor do Cat Maré. Segundo Barão, “o sentimento de orgulho se dá por ter e ver em cada aluno ou atleta, em cada ex-aluno ou ex-atleta, um amigo, uma amiga que sabe que na sua passagem por nossa escola recebeu a devida acolhida: austera, carinhosa e competente. Todos sabem que cada ensinamento recebido, natatório e/ou para a vida, teve seu fundamento na liberdade da oportunidade, e que cada braçada dada não foi em vão”.

É com esta acolhida e filosofia que todos os profissionais que atuaram e atuam na escola tiveram e têm a oportunidade de formar não só campeões na água ou de saúde, pois a meta é formar homens íntegros, sabedores que antes do culto ao físico ou da valorização à competição vem sempre a Educação. A verdadeira educação para a vida, proporcionada pela prática deste veículo formador que se chama ESPORTE.

E esta prática, especialmente a natação, foi levada a mais de três mil famílias barbacenenses com educação, disciplina, civismo, atenção e desprendimento, profissionalismo, idealismo e o mais importante: amor. “Sim, o amor! A essência de tudo…”, definiu o professor Barão.

Desta prática, mais de mil atletas tiveram a oportunidade de participar e representar as cores do CAT Maré e, consequentemente, destacar o nome de Barbacena em eventos de nível municipal, regional, estadual, nacional e internacional. Já são mais de 500 participações em eventos.

Com foco em uma administração firme, voltada para as necessidades do CAT Maré e sensível às necessidades dos alunos, a direção da escola segue persistente e atenta às variações diversas de mercado, juntamente com toda equipe, para continuar na vanguarda das atividades aquáticas em Barbacena e região.

“É por isso que acreditamos na Metodologia CAT Maré, e é para isso que continuaremos, insistentemente, buscando o melhor para os nossos alunos. Ele é nossa maior pedra preciosa”, afirmou Bárbara Magalhães, professora no CAT Maré.

A Metodologia “A Maré” tem como meta atingir a eficácia no ensino/aprendizado da natação e no ministério das aulas de hidroginástica. Para desenvolve-la, o CAT Maré conta com a presença dos melhores profissionais, todos ex-alunos e ex-atletas que sabem e entendem bem a essência dessa metodologia.

As atividades em Barbacena tiveram início no dia 25 de fevereiro de 1985, através do seu diretor/fundador, professor José Luiz Miranda Magalhães Filho, o professor Barão, e vem mantendo uma estrutura que tem por objetivo atender seus alunos e “potenciais atletas”, através de uma metodologia própria, concebida para ser progressiva, dinâmica e constantemente atualizada.

Professores co Cat MARÉ: Renata Simão, Ronaldo Santos e Bárbara Magalhães

Em todos estes anos, a Metodologia Maré foi implantada, de forma mais incisiva, a partir da atividade de Psicomotricidade Aquática, cujas atividades são ministradas atualmente pelas professoras Bárbara Magalhães, Renata Simão e pelo professor Ronaldo Santos. Os grandes e significativos benefícios obtidos só podem ser confirmados por seus alunos, nas pessoas de seus pais. Esses “peixinhos” pertencem às faixas etárias de 06 a 24 meses e de 02 a 05 anos. Posteriormente, alunos de 06 a 12 anos que serão preparados para ingressarem na equipe de competições.

Para Renata Simão, professora CAT Maré, “o aluno/atleta Maré, ao participar de uma atividade, seja de iniciação, de treino ou de hidroginástica, sabe que está, recebendo informações de qualidade, tratamento carinhoso e educação com seriedade e disciplina. Por isso se sente sempre motivado à atividade.”

Nas atividades de pré-aperfeiçoamento, aperfeiçoamento e treinamento, os alunos/atletas integram a equipe CAT Maré. “Os atletas são motivados – como há 35 anos atrás – a fazer sempre o seu melhor, para deste, aumentar sua autoconfiança, auto estima, ter firme propósito em suas diversas atividades, além de poder representar sua escola, sua cidade e, muitas vezes o seu estado em eventos de nível regional, estadual e nacional. E foi isso o que aprendi para a vida”, afirmou o professor Ronaldo Santos

O professor Barão destacou que “lamentavelmente, nos dias de hoje, a maioria dos pais não vê ou não se atenta para a importância das colocações feitas pelo professor Ronaldo. Muitos preferem poupar os filhos de superarem obstáculos, de assumirem compromissos de um treinamento, de serem cobrados para tentar fazer o melhor, com qualidade, persistência e determinação. Preferem evitar as cobranças nos treinos e competições e deixá-los a mercê dos celulares e computadores.”

Muitas vezes os pais se esquecem que superar dificuldades é essencial para o crescimento do ser humano. “Força de vontade, persistência, coragem e auto-estima são valores que você somente percebe e pratica diante de obstáculos a serem superados. Nossos jovens precisam praticar estes valores e não ver estes obstáculos tirados do seu caminho como forma de ‘facilitar’ a vida. Ledo engano quem assim pensa”, concluiu Barão.

Vários são os benefícios que podem ser obtidos praticando uma das atividades oferecidas pelo CAT Maré.  Aspectos importantes como a timidez, a ansiedade, o sono, o apetite e outros ligados ao desenvolvimento psicomotor e ao equilíbrio emocional são observados atentamente dentro do contexto da prática proposta pela Metodologia Maré, que é desenvolvida por uma equipe composta por professores graduados e pós-graduados, orientados pelo fundador da escola, professor Barão, que tem mais de 38 anos de “borda de piscina”, bem como larga experiência e bom relacionamento junto aos órgãos promotores das principais competições – estaduais (FAM) e nacionais (CBDA) – tendo sido conselheiro por oito anos e diretor de natação do interior por quatro anos da Federação Aquática Mineira (FAM).

O CAT Maré tem hoje, como foco principal, a natação de base que garantirá por muitos anos a representatividade da natação de Barbacena nos principais eventos regionais, estaduais e nacionais.

As principais características da Metodologia CAT Maré, são:

Foco – Objetivos da Metodologia CAT Maré

Com postura inovadora, o CAT Maré vem apresentar sua metodologia de trabalho, que visa melhor estruturar, otimizar e organizar as atividades aquáticas realizadas por seus alunos, com avaliações periódicas, acompanhamento da evolução dos alunos e seus progressos, bom como melhor orientação aos pais ou responsáveis.

Avaliações

As avaliações são as grandes “armas” de aferição do desenvolvimento dos alunos e atletas. Nelas os pais podem mensurar a qualidade do trabalho feito. A cada semestre são duas avaliações e ao final do ano premiação a todos que se superaram e desenvolveram.

São estas as avaliações no CAT Maré:

– Avaliação do desenvolvimento psicomotor e aquático do bebê a ser elaborado com base psicomotora;

– Avaliação atropométrica e técnica das atividades de aprendizagem;

– Avaliação das atividades de pré-aperfeiçoamento, aperfeiçoamento e treinamento através do Circuito das Rosas;

– Avaliação atropométrica dos alunos de hidroginástica e, também, da academia.

Credenciamento

Filiada à Federação Aquática Mineira (FAM) desde 1986, onde participa das competições oficiais de categorias;

Representa a natação de Barbacena na Copa Minas Gerais, nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), nos Jogos do Interior de Minas Gerais (JIMI) junto à Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) e nas Olimpíadas Escolares ou Jogos Escolares Brasileiros (JEB), promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Muitos ex-alunos e ex-atletas se manifestaram pela ocasião dos 35 anos do CAT Maré. Citamos alguns destes depoimentos:

Katia Bacharel: “Minha filha fez dois anos de aulas e tenho boas lembranças dessa época”.

Professor Ronaldo Santos: “Tamo junto, Barão. Parabéns CAT Maré.”

Daniela Ferreira Lopes: “Parabéns, Barão! Que venham muitos anos mais! Sinto saudades de nadar aí.”

Silvânia Pereira: “Parabéns!”

Leandro Bini (foto), Presidente do Athletic Club de São João Del Rei afirmou que se sente também integrante da família CAT Maré. Ele enfatizou a importância e o valor de uma amizade de muitos anos. “Vivenciamos muitas vitórias e algumas derrotas, mas tiramos proveitos para nosso crescimento em cada uma delas. Parabéns a todos! Vocês merecem o melhor”, comemorou Bini.

Marcelo Valentin Barros (foto), ex-aluno/atleta foi enfático nas suas palavras. “O Barão foi um cara de extrema importância para minha formação e eu acho que ele tem uma pequena ideia disso. Um formador que me ensinou, através do esporte, a ter disciplina, persistência e a trabalhar a ansiedade. Me ensinou a acreditar e confiar mesmo quando, às vésperas de um campeonato em Juiz de Fora, que eu não queria participar por não me achar capaz, ele disse: ‘eu sou seu técnico, eu sei quando você está pronto e essa é a hora’. Este ano volto a morar em Barbacena e um dos planos é voltar a nadar. Obrigado por tudo Barão e CAT Maré.”

(Fonte: CAT Maré)

Cat Maré: 35 anos de atividades em Barbacena (Fotos: Divulgação)
Total Page Visits: 1016 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *