Equipe de Barbacena participa da conquista do Clube do Remo na Copa MG de Natação

Fase final da competição aconteceu em Conselheiro Lafaiete

A cidade de Conselheiro Lafaiete foi palco da fase final da Copa MG de Natação, que envolveu várias equipes da modalidade de todo o estado de Minas Gerais. A competição, promovida pela MG Esportes, foi realizada na piscina olímpica do Clube D. Pedro II, nos dias 23 e 24 de novembro.

O Clube do Remo, de Cataguases, foi o grande campeão do torneio e contou com a participação dos atletas do Centro de Aprendizagem e Treinamento da Escola “A Maré” de Natação (CAT Maré), de Barbacena. Os professores José Luiz Barão – diretor do CAT Maré – e Bárbara Magalhães acompanharam os nadadores barbacenenses.

Dentre os vários nomes que tiveram bom desempenho, os atletas do CAT Maré ficaram entre os três melhores na disputa individual pelo Troféu Eficiência 2019. Ana Carolina Fonseca foi a segunda colocada na categoria juvenil, Mariana Rodrigues se sagrou campeã da categoria júnior, Victor Gomes Costa conquistou o primeiro lugar na categoria infantil e Victor Souza Silva foi o campeão no juvenil.

O vencedor da Copa MG de Natação, por equipe, foi o Clube do Remo e a vice-campeã foi a equipe do Colégio Jesuítas, de Juiz de Fora. O Caiçaras, de Patos de Minas foi o terceiro colocado e a equipe Raias do Futuro, de Barbacena, ficou na quarta colocação.

O Clube do Remo contou com a participação de atletas do CAT Maré, de Barbacena
Ana Carolina Fonseca (à esquerda) foi a segunda colocada na categoria juvenil e Mariana Rodrigues (à direita) se sagrou campeã da categoria júnior do Troféu Eficiència 2019
Também no Troféu Eficiência, Victor Gomes Costa conquistou o primeiro lugar na categoria infantil e Victor Souza Silva foi o campeão no juvenil (Fotos: Divulgação)

Festival Patropi de Natação

Os atletas do Centro de Aprendizagem e Treinamento da Escola “A Maré” de Natação (CAT Maré) já iniciaram os preparativos para a temporada 2020. Antes, eles participarão do Festival Patropi de Natação, que será realizado no dia 20 de dezembro, a partir das 17 horas, na piscina coberta e aquecida do CAT.

Jogos da Juventude

Em cerimônia realizada no dia 16 de novembro, no ginásio Galegão, em Blumenau (SC), foram abertos os Jogos Escolares da Juventude, principal competição estudantil do país, que reunirá 4.998 atletas de 14 modalidades esportivas, nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

O evento contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e de diversas autoridades, como Mário Hildebrandt (prefeito de Blumenau), Ruy Godinho (presidente da Fesporte) e Emanuel Rego (Secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério da Cidadania).

Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem adolescentes de escolas públicas e privadas de todo o país. A competição foi criada pelo COB em 2005. 

O formato do evento é dividido em três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas e uma etapa nacional, reunindo mais de seis mil atletas dos 26 estados mais o Distrito Federal. 

O evento contempla mais de dois milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de 3.950 cidades do Brasil. 

A fase nacional tem 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling. As etapas regionais são disputadas por cerca de 1.100 atletas. Nelas são definidos os classificados do basquete, futsal, handebol e vôlei para a fase nacional de Blumenau, nas duas categorias etárias.

A delegação de Minas Gerais encerrou a participação nos Jogos Escolares da Juventude – etapa para atletas de 12 a 17 anos -, em Blumenau, com 14 medalhas de ouro, 07 de prata e 13 de bronze. Para conquista das 34 medalhas nesta etapa, Minas contou com 267 alunos/atletas campeões dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/2019), competição realizada em parceria com as secretarias de estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Educação (SEE).

Os custos com alimentação, uniforme, hospedagem e transporte aéreo/terrestre foram de responsabilidade do COB e das secretarias de Educação e Desenvolvimento Social. Os resultados individuais foram considerados muito bons, face o alto rendimento da competição e os melhores tempos do ano, obtidos pelos nadadores barbacenenses Victor Silva Souza, Anna Carolina Fonseca, Anelise Victória Barbosa e Mariana Oliveira.

Durante os 15 dias de competição, Blumenau recebeu um total de 4.998 jovens atletas, de 12 a 17 anos, de 26 estados brasileiros, do distrito federal, do Japão e de Angola. Foram disputadas 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro.

Total Page Visits: 1067 - Today Page Visits: 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *