Escola ‘A Maré’ de Natação e Desportos completa 34 anos de atividades em Barbacena

Mais de mil atletas já tiveram a oportunidade de representar as cores do CAT Maré em várias competições de nível municipal, regional, estadual, nacional e até internacional

Neste domingo, dia 25 de fevereiro, a Escola “A Maré” de Natação e Desportos completa 34 anos de atividades e serviços prestados a Barbacena e região. Desde sua criação até os dias de hoje, a “A Maré” tem suas atividades no seu Centro de Aprendizagem e Treinamento, ou CAT Maré, como é conhecida.

Com moderna visão para o ensino da natação e da promoção de atividades físicas aquáticas – natação e hidroginástica – o CAT Maré dá continuidade aos trabalhos voltados para o bem estar da população de Barbacena.

Tendo iniciado suas atividades em 25 de fevereiro de 1985, a “A Maré”, através do seu diretor e fundador, o professor José Luiz Miranda Magalhães Filho, conhecido como professor Barão, vem mantendo uma estrutura que tem por objetivo atender seus alunos e “potenciais atletas”, através de uma metodologia própria, concebida para ser progressiva, dinâmica e constantemente atualizada.

Em todos estes anos, a Metodologia Maré foi implantada de forma mais incisiva, a partir da atividade de psicomotricidade aquática, cujo os benefícios obtidos só podem ser confirmados por seus alunos – e seus pais –, das faixas etárias de 06 a 24 meses e de 3 a 12 anos.

Ao descobrir a riqueza de uma aula de estimulação aquática – bebês e crianças – ou mesmo da natação para jovens e adultos e hidroginástica, o aluno/atleta Maré sabe que está também recebendo informações de qualidade, tratamento carinhoso e educação com seriedade e disciplina.

Além disso, os atletas da equipe CAT Maré são motivados a fazer sempre o seu melhor, para aumentar sua autoconfiança, auto estima, ter firme propósito em suas diversas atividades, além de poder representar sua escola, sua cidade e muitas vezes o seu estado em eventos de nível regional, estadual e nacional.

Os benefícios podem ser obtidos praticando uma das atividades oferecidas pelo CAT Maré.  Aspectos importantes como a timidez, a ansiedade, o sono, o apetite e demais aspectos ligados ao desenvolvimento psicomotor e ao equilíbrio emocional são observados atentamente dentro do contexto da prática proposta pela Metodologia Maré.

Esta “Metodologia Maré” é desenvolvida por uma equipe composta por professores graduados, pós graduados e psicóloga, orientados pelo fundador da escola, professor Barão, que tem mais de 35 anos de “borda de piscina”, bem como larga experiência e bom relacionamento junto aos órgãos promotores das principais competições – estaduais e nacionais –  tendo sido conselheiro e diretor da Federação Aquática  Mineira (FAM) por mais de uma década.

 

Perfil da pioneira escola de natação de Barbacena

 

Foco 

Objetivos da metodologia CAT Maré Com postura inovadora, o CAT Maré vem apresentar sua Metodologia de trabalho que visa melhor estruturar, otimizar e organizar as atividades aquáticas realizadas por seus alunos, com avaliações periódicas, acompanhamento da evolução dos atletas e seus progressos, bem como melhor orientação aos pais e/ou responsáveis.

 Avaliações

O CAT Maré tem avaliação própria para suas atividades. Além da mensuração do desenvolvimento aquático de bebês e crianças ser elaborado com base psicomotora, as observações técnicas acontecem através do Circuito das Rosas, que é o maior evento formador de novos talentos para a natação de Barbacena e de onde saem os futuros atletas.

 Credenciamento

Filiada à Federação Aquática Mineira (FAM) desde 1986, de quem tem a chancela afixada no hall de entrada do CAT Maré, onde participa das principais competições oficiais de categorias.

Além dos eventos promovidos pela FAM, representa a natação de Barbacena nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), nos Jogos do Interior de Minas Gerais (JIMI) junto à Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), e nas Olimpíadas Escolares ou Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

 Estacionamento

Fácil estacionamento e no centro da cidade, à rua Bancário Paulino de Oliveira, 538.

 Eventos

Promove participação de seus alunos/atletas em eventos internos, municipais, regionais, estaduais e nacionais promovidos pela FAM, SEEJ e COB.

Nos seus eventos internos, o objetivo é motivar e incentivar o surgimento de novos valores. Festivais de Velocidade promovem a natação de base e o Circuito das Rosas é o maior evento formador de novos nadadores da na região, sendo avaliação sistemática dos seus alunos/atletas.

 Piscinas

Piscinas – 6m x 4m  e  20m x 10m – todas cobertas e aquecidas.

 Materiais

Atividades com utilização de material didático/pedagógico.

 Supervisão

Profissional pós-graduado, especializado em natação, com mais de 35 anos de experiência.

 Atividades e Graduação

   Hidroginástica

   Psicomotricidade Aquática I e II

   Natação – Aprendizagem

   

Natação – Básico e Pré-Aperfeiçoamento

Natação – Aperfeiçoamento

   Natação – Treinamento

 

Uma “família” focada na força do esporte

 

Satisfação, orgulho e persistência

Num país onde 80% das pequenas ou micro empresas têm vida útil de 5 anos, no máximo, a Escola “A Maré” de Natação sobrevive até os dias de hoje através de muito sacrifício, luta e força de vontade. Não só da direção, mas também de toda uma família: a família “Maré”, que é composta de muitas famílias: a de cada aluno/atleta, de cada ex-aluno/atleta, de cada funcionário e/ou de cada professor que hoje atua e dos que por aqui passaram; a família dos amigos que sempre estiveram ao lado das iniciativas e propostas, a família do seu fundador. Cada qual, a seu modo, ajudou a construir este pequeno, mas valioso patrimônio esportivo de Barbacena: o CAT Maré.

Para o professor José Luiz Barão (foto), “estar completando 34 anos é motivo de orgulho, pelo fato de ter e ver em cada aluno ou atleta, ex-aluno ou ex-atleta, um amigo. Um amigo que sabe que na sua passagem por nossa escola, recebeu a devida acolhida: austera, carinhosa e competente.” Continuando, Barão afirma que “é com esta acolhida que tivemos a oportunidade de formar, não só campeões na água ou de saúde, formamos homens íntegros, sabedores que antes do culto ao físico, à competição, em nossa escola a educação vem sempre antes do físico. A verdadeira educação para a vida, proporcionada pela prática deste veículo formador que se chama ESPORTE”.

O professor e diretor fundador do CAT Maré vê com preocupação as questões que dizem respeito à educação e se queixa da desvalorização da prática do esporte nas escolas, pelo menos em sua maioria. “Esta prática do esporte, através das aulas de educação física é o maior e mais valoroso instrumento educacional. É formador do caráter e da personalidade de nossas crianças e jovens. E como é triste ver que aqueles que dirigem os destinos educacionais de cada instituição têm somente conceitos teóricos sobre o esporte. Na prática, a sua essência não é desenvolvida. Se fosse, Barbacena seria um grande potencial esportivo em diversas modalidades e em diversos eventos, como por exemplo nos Jogos Escolares”, disse Barão.

Segundo dados do CAT Maré, a natação já foi levada a mais de 2.500 famílias barbacenenses com educação, disciplina, civismo, atenção e desprendimento. E mais: profissionalismo, idealismo e o mais importante: amor.

Desta prática, mais de mil atletas tiveram a oportunidade de participar e/ou representar as cores do CAT Maré e, consequentemente, o nome de Barbacena em eventos de nível municipal, regional, estadual, nacional e internacional. Já são mais de 500 participações em eventos.

Com administração firme, voltada para as necessidades do CAT Maré e sensível às necessidades dos seus alunos, a Sra. Tereza Cristina Simão – Dina (foto) – afirma: “seguimos persistentes e atentos às variações diversas, principalmente a econômica, para continuarmos na vanguarda das atividades aquáticas em Barbacena e região”.

“São 34 anos de árdua caminhada. Muita água passou ao longo desta trajetória. No entanto, nós do CAT Maré somos recompensados pela grande amizade colhida ao longo destes anos. Graças a Deus! Este é o grande motivo para celebrarmos com muita satisfação, orgulho e persistência…”, concluiu Tereza Cristina.

Ao finalizar, o professor Barão afirmou que o trabalho não vai parar. “Continuaremos, insistentemente, buscando  o melhor para o nosso aluno, ou seja, através da metodologia ‘A Maré’, onde a eficácia no ensino/aprendizado da natação e a presença dos melhores profissionais sejam marcantes. Logicamente, tudo isso aliado a algo que só o CAT Maré tem: a experiência de seus 34 anos de serviços prestados”, concluiu o diretor/fundador da escola.

Total Page Visits: 2024 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *