GYMNASIADE 2022 – Atletas da natação de Barbacena participam de seletiva para os Jogos Escolares Mundiais

Evento internacional acontecerá em maio, na França, e nadadores barbacenenses treinam em busca de vaga

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

A natação de Barbacena vai participar da seletiva de Minas Gerais visando a Gymnasiade 2022, mais conhecida como Jogos Escolares Mundiais, que acontece em maio na França. Os atletas Eduardo Ferreira Carmo, da Escola Estadual Professor Soares Ferreira, e Victor Hugo Gomes Costa, da Escola Estadual Polivalente (foto) serão os representantes da cidade no evento. Alunos/atletas do Centro de Aprendizagem e Treinamento da Escola “A Maré” de Natação e Desportos (CAT Maré), ambos já estão, antecipadamente, integrados à Seleção Mineira da modalidade.

Participarão da Gymnasiade 2022 equipes representativas de todos os estados do Brasil. Antes de acontecer o evento mundial será necessário definir a equipe brasileira que irá à competição. Para tal, está prevista para o mês de março a seletiva nacional, provavelmente na cidade de Aracajú-SE.

Minas Gerais vai mandar sua representação que está sendo definida na seletiva estadual, promovida e realizada pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), com o apoio da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), por meio do Programa de Apoio às Federações (PAF).

Atletismo, basquete, judô, taekwon-do, tênis de mesa são modalidades cujas seletivas já estão acontecendo em Minas. A natação é a próxima modalidade e será disputada amanhã, sábado, 19 de fevereiro, na piscina do Colégio Marista D. Silvério, em Belo Horizonte. Nela serão definidos os estudantes/atletas que integrarão a seleção que irá representar Minas Gerais na seletiva nacional.

O atleta barbacenense Eduardo Ferreira do Carmo irá disputar, neste sábado, vaga na prova dos 100m Livres. Nas provas de 200m Livres e 400m Livres ele garantiu a vaga por seus tempos e número de concorrentes. Já Victor Hugo Gomes Costa se classificou pelo mesmo motivo nas provas de 50m, 100m e 200m Nado de Peito, que é sua especialidade. Os dois estão treinando forte, quatro vezes por semana, durante duas horas na piscina do CAT Maré.

O professor José Luiz Barão, do CAT Maré, que orienta os treinamentos, agradeceu aos diretores das referidas escolas estaduais – professores Diego e Margarida – respectivamente do Colégio Estadual e do Polivalente, pela confiança no seu trabalho e pelo empenho para dar a oportunidade da participação na competição dos seus alunos/atletas, bem como ao professor Jaime Loures, por intermediar esta possibilidade junto à direção do Colégio Polivalente.

Com relação ao evento, José Luiz Barão afirmou que se trata de um novo modelo de competição escolar. “Nós estamos – eu e os atletas – bastante otimistas quanto aos resultados individuais. Dudú e Victor são dois atletas interessados, dedicados e estão colhendo frutos de um trabalho de alguns anos. E apesar dos contratempos da pandemia, conquistaram, por mérito e esforço, o lugar na seleção estadual. Temos pouco mais de um mês para a seletiva nacional e, aí sim, a primeira competição alvo do ano. Vamos treinar muito para representarem bem a nossa natação”, disse Barão.

Ainda, segundo o professor do CAT Maré, atletas mais novos se motivam pela conquista dos dois participantes e trabalham igualmente motivados. Com isso, todo o grupo vai se preparando para participação nos possíveis 37 eventos a serem disputados neste ano de 2022.

O professor Barão ainda fez um convite àqueles que gostam da natação, solicitando que prestigiem os treinamentos, de segunda a sexta-feira, sempre de 18 às 20 horas, e aos sábados de 09 às 11 horas. “É sempre motivante para o atleta saber que amigos e/ou pessoas que gostam do esporte bem praticado estão prestigiando o seu trabalho. Isso os engrandece e os faz melhores, dentro e fora d’água”, finalizou José Luiz Barão.

O evento

A Gymnasiade (Gyminazíade), ou Gymnasiada (Gyminazíada) Mundial, também conhecido como Jogos Escolares Mundiais são um evento multiesportivo que é organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF). O maior evento organizado até hoje pela ISF foi a Gymnasíade Mundial de 2006, na Grécia.

A primeira edição da Gymnasiade foi em Wiesbaden, na Alemanha Ocidental e só natação e ginástica estiveram no programa. O atletismo só foi incluído na edição seguinte em Orléans, na França. O evento era realizado a cada dois anos até 1990, quando passou a ser de quatro em quatro anos.

Participam do evento mundial jovens estudantes de 13 a 17 anos, sendo a competição, os Jogos Escolares Mundiais, ou Gymnasiade, a maior competição estudantil do mundo.

Em 2013 o evento foi realizado no Brasil, sendo a única edição nos três continentes Americanos.

Por causa da pandemia, a edição que aconteceria na China foi cancelada, e este ano de 2022 alunos/atletas de vários países vão se encontrar na França, no mês de maio.

(Fonte: CAT Maré)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.