Morre aos 89 anos o professor Delmo Maria, um dos maiores incentivadores do esporte em Barbacena

Conhecido no meio esportivo como “Rei”, Delmo marcou toda uma geração de estudantes com seu profissionalismo e entusiasmo

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

Barbacena se despediu nesta quinta-feira (11) de um dos maiores incentivadores do esporte na cidade. Morreu na noite de quarta-feira (10), em Belo Horizonte, aos 89 anos, o professor Delmo Maria (foto).

Conhecido no meio esportivo como “Rei”, Delmo Maria era formado pela Escola de Educação Física do Exército. Atuou durante anos no Colégio Estadual “Professor Soares Ferreira”, em Barbacena, onde existe um ginásio poliesportivo que leva o seu nome. No “Estadual”, o professor marcou toda uma geração de estudantes com seu profissionalismo e entusiasmo.

“Com seu jeito de ser, o professor Delmo Maria deu a toda uma geração a oportunidade de formação de caráter e de personalidade, no intuito de formar cidadãos de bem e para o bem. Fez do esporte seu instrumento maior de trabalho e do civismo, a sua bandeira”, afirmou o professor José Luiz (Barão), ex-aluno de Delmo e diretor do Centro de Aprendizagem e Treinamento da Escola “A Maré” de Natação (CAT Maré). “Pessoalmente, perco um grande amigo, em exemplo, um líder que me ensinou, me motivou e me fez amar a profissão de educador físico, completou Barão.

Delmo Maria trabalhou também na Escola Agrotécnica Federal, hoje Instituto Federal (IF) Sudeste de Minas Gerais, e na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), onde foi técnico das equipes de natação e se consagrou pelos trabalhos relevantes e também por ter participado de todas as edições da NAE – competição esportiva das escolas de formação militar -, sendo respeitado por todos os integrantes das forças militares.

Como último gesto do seu grande legado, Delmo Maria ofertou à Epcar, no ano passado, uma réplica da Tocha Olímpica e sua camisa, que usou em 2016, para ficar eternizada na sala que conta a história da instituição militar. O professor participou do revezamento da Tocha Olímpica, em maio de 2016, no trecho percorrido em Barbacena rumo às Olimpíadas do Rio de Janeiro.

O corpo de Delmo Maria foi cremado na tarde desta quinta-feira no cemitério Parque Renascer, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Conforme seu desejo, suas cinzas serão lançadas em Barbacena. A data da cerimônia ainda está para ser confirmada.

Delmo Maria com seu ex-aluno, o professor José Luiz Barão, do CAT Maré (Foto: Divulgação)
Total Page Visits: 1226 - Today Page Visits: 12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *