NATAÇÃO – Atletas de Barbacena e Barroso participam da 5ª edição do Troféu Jornalista Antônio Marcos Pinto

Competição aconteceu no último fim de semana na piscina do Cat Maré

Cerca de 60 atletas de 17 escolas de Barbacena e um de Barroso participaram da 5ª edição do Troféu Jornalista Antônio Marcos Pinto, numa homenagem do Centro de Aprendizagem e Treinamento da Escola A Maré de Natação e desportos (CAT Maré), ao jornalista da rádio Sucesso FM, falecido em 2015, que tanto apoiou e incentivou o esporte de Barbacena, especialmente a natação.

O evento aconteceu na piscina do CAT Maré no último final de semana, sendo que na sexta-feirafeira, 15, aconteceram as provas para a natação de base. No sábado as provas serviram de seletiva para formação da equipe de Barbacena que vai aos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG 2018), a ser realizado na primeira semana de agosto na cidade de Uberaba.

As escolas participantes foram Adelaide Bias Fortes, Amílcar Savassi, Angher, Aprendiz, Arca, Bias Fortes, Caic, Desafio, Colégio Estadual, Francisco Vale, Colégio Imaculada, Invictus (Barroso), Pio XI, Rabicó, Salesianas, São José, Sesi e Tiradentes.

 

Módulos P1 e P2 – Natação de Base

 

Mantendo sua metodologia voltada para o surgimento de novos valores para a natação, o CAT Maré recebeu cerca de 35 novos atletas, com faixa etária variando entre 06 e 11 anos. E os “peixinhos” (foto) brilharam e deram um show.

As provas de 20m foram para os atletas de 6 a 8 anos e as provas de 40m foram disputadas por atletas entre 9 e 11 anos. Todas as distâncias nos nados borboleta, costas, peito e livre.

Nas duas categorias, era visível a motivação dos pequenos atletas que, mesmo com frio que predomina em Barbacena, se encorajaram para a disputa e tiveram resultados excelentes.

Estas categorias de base tiveram dois destaques, sendo um deles fora d’água: a presença das diretoras Alcione Souza, do Colégio Arca, e Ângela Maria Ladeira, do PIO XI, que prestigiaram suas alunos/atletas.

Também, a professora Regiane de Almeida, do Colégio ARCA e o professor Vinícius Chiodi, do Colégio Salesianas foram levar seu apoio e incentivo aos alunos de suas respectivas escolas.

Já na água, os destaques individuais foram, pelo Módulo P1, a atleta Maria Izadora Guida (Tiradentes) e João Arthur Servinsck (Pio XI). Maria Izadora (ao centro da foto acima), além de vencer as três provas que disputou, bateu o recorde dos 20m borboleta.

Já o atleta do Pio XI, João Arthur (ao centro na foto) fechou sua passagem pela categoria quebrando dois recordes, nas provas de 20m borboleta e costas, e igualando um recorde na prova dos 20m livre.

Gabriel Alves Mesquita (Bias Fortes) GABRIEL venceu os 20m Peito.

No Módulo P2, os destaques foram Sophia Mariano (Adelaide) (ao centro na foto) e Pedro Saraiva Garcia (Sesi). Sophia venceu três das quatro provas que disputou – borboleta, costas e livre. Ela ainda ficou em segundo lugar nos 40m peito, que foi vencida pela atleta Mariana Bertolin Carvalho, do Angher.

Pedro (ao centro na foto), que em 2019 estréia no Módulo 1, venceu suas quatro provas e por “70 (setenta centésimos) não estabeleceu um novo recorde para os 40m Livre. Foi o grande nome do Módulo P2, masculino.

 

Módulos 1 e 2

 

Valendo para os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG 2018), 25 atletas disputaram as vagas para a fase final – estadual – que acontecerá na cidade de Uberaba, na primeira semana de agosto.

No Módulo 1 (12 a 14 anos) grandes disputas entre os(as) atletas. No feminino, Anna Carolina Fonseca venceu suas quatro provas e se destacou. Já Caroline Rosa Campos e Helena Duque Estrada venceram duas provas e se firmaram na equipe que vai a Uberaba.

No masculino, uma atuação de gala do atleta Victor Silva Souza (Aprendiz). O atual bi-campeão mineiro dos 200m costas atuou em quatro provas e, além de conquistar a medalha de ouro em todas elas, estabeleceu quatro novos recordes para a categoria. As provas de 60m costas, 100m costas, 200m livre e 400m livre tiveram suas marcas renovadas.

Também se destacou o atleta Vinícius Fonseca Ventura (Tiradentes), que estabeleceu nova marca para a prova dos 160m medley.

No Módulo 2 (15 a 17 anos) a disputa feminina praticamente não aconteceu, uma vez que somente as atletas Anna Júlia Silva e Mariana Rodrigues se apresentaram para a disputa. Sem maiores problemas, ambas estarão em Uberaba.

No masculino, o destaque foi Elisson Moreira Souza (Estadual), que bateu o recorde da prova de 160m Medley.

Pedro Antônio Carvalho, vencedor de duas provas, também se destacou.

 

Agradecimentos

 

A Coordenação do 5º Troféu “Jornalista Antônio Marcos Pinto” agradece, em nome dos atletas participantes, aos alunos das turmas de hidroginástica e de natação de adulto do professor Fernando Silva e à Associação dos Pais e Amigos da Natação (APAN), na pessoa de sua presidente, Eliana Teixeira Dias, pela iniciativa e bom senso em garantir a premiação dos atletas dos módulos 1 e 2.

    

O Troféu “Jornalista Antônio Marcos Pinto” é seletivo, desde 2014, para formação da equipe de Barbacena para a disputa estadual dos JEMG.

 

Atletas convocados e respectivas provas

 

Após a realização do 5º Troféu “Jornalista Antônio Marcos Pinto” os professores Fernando Aquino Silva (CAT Maré) e Fernando Lebourg (Rais do Futuro), se reuniram e definiram a equipe que irá a Uberaba. Confria abaixo.

Os nomes já foram encaminhados ao órgão responsável pelas inscrições junto à Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

Total Page Visits: 1211 - Today Page Visits: 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *