NATAÇÃO – CAT Maré encerra atividades do semestre com competição local

Vários torneios fizeram parte do calendário da escola de natação nos primeiros seis meses do ano

O Centro de Aprendizagem e Treinamento da Escola “A Maré” de Natação e Desportos (CAT Maré) encerrou suas atividades do primeiro semestre de 2019. Durante os seis primeiros meses do ano a escola de natação barbacenense promoveu várias competições, entre elas a quinta edição do Troféu Jornalista Antônio Marcos Pinto.

Os alunos/atletas do CAT Maré participaram de mais oito eventos no primeiro semestre de 2019, começando pelo Circuito das Rosas, que é maior evento formador de novos atletas para a modalidade. A competição aconteceu no dia 18 de março e todos os participantes que melhoraram seus tempos receberam medalhas.

No dia 22 de março, o CAT Maré promoveu o 1º Circuito Interno Master (CIM) de Natação. Cerca de 65 alunos máster participaram, sendo 27 da categoria feminina e 38 da masculina. O evento teve a participação inédita para mais de 90% dos participantes. Todos foram premiados com medalhas.

Do Circuito da Rosas foram selecionados os alunos/atletas que atuariam na primeira etapa do Festival Aquático Mineiro Aberto (FAMA), promovido pela Federação Aquática Mineira (FAM), e da COPA MG, onde os atletas barbacenenses atuaram pelo Clube do Remo, da cidade de Cataguases.

Do FAMA, 8 atletas no feminino e 11 no masculino atuaram na piscina do Automóvel Clube de Barbacena, no dia 6 de abril. A competição teve arbitragem da FAM.

Já na COPA MG foram 22 os representantes de Barbacena, sendo 8 femininas e 14 masculinos. A competição aconteceu no Clube Bom Pastor, em Juiz de Fora, no dia 13 de abril.

Em maio, mais três competições

No mês de maio os aluno/atletas do CAT Maré participaram de mais três competições. No dia 7 foi realizada a segunda etapa do Circuito da Rosas, na piscina do CAT Maré, que também recebeu a segunda etapa do Circuito Interno Master, no dia 17.

No dia 18, 39 nadadores barbacenenses – 15 da categoria feminina e 24 da masculina – atuaram pelo Clube do Remo, na segunda etapa da COPA MG, na cidade de Cataguases.

Já a segunda etapa do Festival Aquático Mineiro Aberto aconteceu dia 1º de junho, no Clube   D. Pedro II, na cidade de Conselheiro Lafaiete. Foram 9 atletas, sendo duas femininas e sete masculinos.

5º Troféu Jornalista Antônio Marcos Pinto

Por fim, nos dias 21 e 22 de junho aconteceu a 5ª edição do Troféu Jornalista Antônio Marcos Pinto, na piscina do CAT Maré. O evento teve a participação de 50 atletas de 17 escolas de Barbacena, sendo 20 da categoria feminina e 30 da masculina.

O evento homenageia o jornalista e radialista Antônio Marcos (foto), falecido em 2015, que foi durante muito tempo âncora do programa Contato Direto, da rádio Sucesso FM e sempre prestigiou, motivou e apoiou a natação de Barbacena.

O evento foi disputado por atletas de quatro categorias, tendo como base os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). São eles: Módulo P1, para nascidos entre 2011 e 2013; Módulo P2, para nascidos entre 2008 e 2010. Estes dois módulos foram criados para incentivo e desenvolvimento da natação de base e preparatório para os JEMG. Módulo 1, para nascidos entre 2005 e 2007, e Módulo 2, para nascidos entre 2002 e 2004. Estes dois últimos seguem o regulamento dos JEMG.

As equipes participantes foram das escolas Adelaide Bias Fortes, Amílcar  Savassi, Angher, Arca, Bias Fortes, Desafio, Colégio Estadual Professor Soares Ferreira, Francisco Vale, Imaculada, Pio XI, Polivalente, Rabicó, Salesianas, Theobaldo Tolendal, Tiradentes e Yayá Moreira.

Parceria e recordes – Para fazer realizar este evento, a coordenação do CAT Maré contou com um apoio fundamental e importantíssimo do Supermercado UNIÃO, que participou do fomento da premiação. “E valeu a pena… Tanto valeu que seu proprietário ainda premiou todos os atletas que estabeleceram novos recordes na competição, que começou na sexta-feira com as provas para os atletas de base da natação de Barbacena”, ressaltou o professor José Luiz (Barão), diretor  do CAT Maré.

“E eles fizeram muito bonito… Deram um show! Foram aplaudidos de maneira entusiasmada pelo público presente, que participou incentivando cada atleta que estivesse em ação na piscina”, completou Barão.

No sábado pela manhã a competição foi disputada por atletas dos Módulos 1 e 2, segundo o regulamento dos Jogos Escolares de Minas Gerais.

Ao final, a pontuação e classificação das equipes, por Módulo, foram as seguintes:

Os novos Recordistas e respectivos recordes são:

Dia  de competição,  medalhas e dia de bater recordes – três medalhas, três recordes

Em julho

E mal terminou o semestre, o CAT Maré já tem três eventos programados para o mês de julho. O primeiro evento será a disputa da terceira fase da COPA MG, a ser disputada na piscina do SESI, em Juiz de Fora, no dia 6.

Já no dia 7, os atletas do CAT Maré participam da COPA REI, promovida pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), em homenagem ao professor Delmo Maria da Silva, o “REI”.

A Copa Rei homenageia o professor Delmo Maria da Silva (segundo da esq. para a dir.)

Uma semana depois, no dia 13, acontece o já tradicional Festival de Inverno, para os alunos da “Piscina Eneida”. Bebês e crianças vão se apresentar para o orgulho dos seus papais. As atividades são coordenadas pelas professoras Bárbara Magalhães e Renata Simão, e pelo professor Ronaldo Santos.

De acordo com o professor José Luiz (Barão), as atividades dos alunos/atletas  do CAT Maré não pode parar. “Não podemos parar. Temos que aproveitar o máximo dos meninos no período de inverno, para não comprometer o trabalho no restante do ano”, afirmou.

Já o professor Fernando Aquino, do CAT, disse que “é uma fase difícil, mas iremos tirar o máximo de proveito dos atletas”.

Meeting de Máster

Quem também se destaca na natação de Barbacena é a equipe de Máster do CAT Maré. Os atletas atuam pelo Clube do Remo na disputa do Meeting de Natação Máster.

Até agora foram três etapas e os atletas coordenados pelo professor Fernando Aquino tiveram muito boas apresentações. A primeira e terceira etapas aconteceram no Clube do Remo, em Cataguases. A segunda foi no Clube Bom Pastor, em Juiz de Fora.

Os Másters voltam a competir no próximo dia 31 de agosto.

A equipe Máster do CAT Maré também se destaca na natação de Barbacena (Fotos: Divulgação)
Total Page Visits: 1543 - Today Page Visits: 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *