Natação de Barbacena participa do Campeonato Mineiro de Vinculados, neste sábado, em BH

CAT Maré estará com 31 atletas na competição promovida pela Federação Aquática Mineira

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

Neste sábado (04), a natação estará em destaque em Belo Horizonte, com o Campeonato Mineiro de Vinculados, numa promoção da Federação Aquática Mineira (FAM). Barbacena será representada pelo Centro de Aprendizagem e Treinamento A Maré (CAT Maré), que participará do evento com 31 atletas. “Teremos nadadores e nadadoras dos 6 aos 40 anos”, afirmou a professora Bárbara Magalhães, uma das responsáveis pela natação de base do CAT Maré.

Esta será a primeira oportunidade de participar de um evento estadual, por parte de uma grande maioria dos atletas barbacenenses. O professor Ronaldo Santos (Viana) disse que aos poucos o CAT Maré vai retomando suas atividades competitivas. “O Mineiro de Vinculados é o primeiro passo”, destacou Viana.

Para o professor José Luiz (Barão), técnico da equipe do CAT Maré, esta participação em Belo Horizonte tem vários objetivos. “O primeiro é dar experiência aos atletas iniciantes em competições; o segundo é fazer desta competição uma preparação para os eventos que teremos até o final de julho, entre eles a final dos Jogos Escolares de MG (JEMG), que será disputada na cidade de Uberaba, na última semana de julho. Setenta por cento dos componentes da equipe irão para Uberaba”, disse Barão.

Segundo a direção técnica do CAT Maré, os atletas estão muito motivados e confiantes na conquista de medalhas e numa performance qualificada entre as equipes participantes.

Troféu “Jornalista Antônio Marcos Pinto

Como afirmou o professor Barão, a natação de Barbacena terá agenda cheia até final de julho. E como acontece anualmente, nos dias 24 e 25 deste mês de junho acontecerá a sétima edição do Troféu “Jornalista Antônio Marcos Pinto”, numa homenagem do CAT Maré ao jornalista falecido em 2015. Antônio Marcos (foto) foi diretor de jornalismo e âncora do programa Contato Direto, da Rádio Sucesso, sempre prestigiando a todas as modalidades esportivas. E com a natação não foi diferente.

A competição terá a parceria do Supermercado União, que ofertará um prêmio no valor de R$ 100,00 em compras no supermercado para cada novo recorde batido no evento. Terá também transmissão ao vivo pela Estação Minas, que no ano passado fez a cobertura com grande sucesso de mídia. A Diretoria de Esportes da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal apoiará o evento.

Atletas de cerca de 20 escolas estão se mobilizando para a participação na competição, que terá 3 etapas: no dia 24 (sexta-feira) serão realizadas as provas longas de 400m, 800m e 1500m Livre. No dia 25 (sábado) pela manhã as provas serão para nadadores da base, competindo em provas de 20m e 40m nos nados Borboleta, Costas, Peito e Livre (Crawl), além de uma prova de 200m nado Livre para os nadadores e nadadoras mais experientes. À tarde do mesmo dia acontece a sequência de provas de 60m e 100m nos nados já citados acima e mais 160m Medley, para os mais experientes.

As inscrições poderão ser feitas na secretaria do CAT Maré até o dia 15 de junho.

FAM Pré-Mirim/Mirim 

Já no dia 02 de julho, Conrado Guimarães Goiatá, de 6 anos, e Theo Tolendal Vaz de Melo, de 10, irão participar da principal competição das categorias de base do estado de Minas Gerais. Promovido pela Federação Aquática Mineira, o Festival FAM Pré-Mirim/Mirim deverá acontecer na piscina do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Será um grande teste para a natação de base do CAT Maré e de Barbacena.

Finais dos JEMG

No período de 25 a 31 de julho acontecerá, na cidade de Uberaba, a fase final dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2022. Dentre as várias modalidades, a natação escolar barbacenense terá 70% dos seus atletas do CAT Maré. Outros ex-atletas (30%) compõem a equipe. São eles: Ana Carolina Figueiredo Castro, Arthur Oliveira Moura, Eduardo Ferreira do Carmo, Gabriel Costa Pinto Borges, Giovana Palência Cardoso, Hellen Cristina Faria Silva, Henrique Marlon Vieira, João Arthur Magalhães Serwinsck, João Pedro Ferreira Salvador, Juliana Guimuzzi, Maria Clara Arantes Braz, Maria Izadora Goulart Guida, Matheus Henrique Simão Moreira, Pedro Arthur Santos Campos, Sophia Oliveira Mariano, Vinícius Fonseca Ventura, Victor Gomes Costa, Yan Siqueira Vigorito e Yara Mendes Pereira.

A equipe aguarda orientação da Superintendência de Ensino, bem como da Diretoria de Esportes da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Barbacena. A direção do CAT Maré liberou os treinamentos de toda a equipe, na segunda quinzena de julho, para acertos finais desta participação.

(Fonte: CAT Maré)

CAT Maré vai participar do Campeonato Mineiro de Vinculados neste sábado, em Belo Horizonte, com 31 atletas
Conrado Guimarães Goiatá, de 6 anos, e Theo Tolendal Vaz de Melo, de 10, irão participar, em julho, da principal competição das categorias de base de Minas Gerais: o Festival FAM Pré-Mirim/Mirim
Eduardo Ferreira e Victor Gomes estarão na fase final dos JEMG, em Uberaba, após terem participado do Gymnasiade, em Aracajú (Fotos: Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.