IPVA 2022 não terá reajuste em Minas e escala de pagamento começará em março

Governador sancionou a lei que mantém a mesma tabela do imposto aplicada em 2021; contribuintes terão um mês a mais para se programar

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não terá reajuste em Minas Gerais em 2022. A decisão do governador Romeu Zema (Novo) de manter os mesmos valores aplicados na tabela de 2021 vai beneficiar os motoristas, pois se fosse adotado o indicador padrão, que é a tabela Fipe, o reajuste seria de 22,8%.

O Governo de Minas também decidiu que o vencimento do imposto ocorrerá nos meses de março, abril e maio. A extensão do prazo para início de pagamento é uma forma de aliviar o bolso do contribuinte no início do ano. A medida foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (30), na Lei 24.029, de 29 de dezembro de 2021.

Em março, o proprietário poderá optar por pagar a cota única, com desconto de 3%, ou a primeira parcela, quitando as parcelas seguintes em abril e maio. Permanece em vigor o desconto extra de 3% do programa “Bom Pagador”, para quem pagou em dia os débitos tributários relacionados ao veículo nos anos de 2021 e 2020.

Como a base da tabela de 2021 são os valores apurados em 2020, os veículos novos adquiridos em 2021 terão o imposto cobrado sobre o valor de nota fiscal da aquisição.

No momento, a equipe técnica da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) está iniciando as providências para o lançamento do imposto. Posteriormente, todos os detalhes acerca do IPVA 2022 serão divulgados e disponibilizados no site da SEF/MG.

(Fonte: Agência Minas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.