Proprietários de veículos com placas de finais 1 a 5 devem apresentar o CRLV de 2019 a partir desta quinta-feira em MG

Documento é de porte obrigatório e só é liberado após o pagamento do IPVA, DPVAT, TRLAV e eventuais multas

Os proprietários de veículos automotores licenciados em Minas Gerais com placas de finais 1, 2, 3, 4 e 5 estão obrigados, a partir de hoje, quinta-feira, 1º de agosto, a circular com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) de 2019. O documento é de porte obrigatório e é entregue pelos Correios antecipadamente, desde que o proprietário tenha quitado o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Seguro Obrigatório (DPVAT) e a Taxa de Licenciamento (TRLAV) do ano de 2019. Eventuais multas também terão que ser pagas e o veículo não pode ter nenhum impedimento para a liberação do CRLV.

Os donos de veículos com placas de finais 1 a 5 que forem flagrados, a partir desta quinta-feira, sem o documento do ano em curso cometem infração gravíssima, com perda de sete pontos na carteira de habilitação e pagamento de multa no valor de R$ 293,47. Além disso, o veículo será apreendido e recolhido para um pátio credenciado da Polícia Civil, o que acarretará mais despesa para retirá-lo após a quitação dos débitos.

É possível verificar a situação do veículo no site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG). É só digitar www.detran.mg.gov.br, ir no item “Situação do Veículo” e seguir as orientações do site. Lá é possível constatar se está tudo quitado ou se há pendências, bem como rastrear a entrega do documento através dos Correios, caso já tenha sido postado. O CRLV é enviado com Aviso de Recebimento (AR) e o carteiro recolhe a assinatura do responsável pelo recebimento. Em caso de três tentativas de entrega não realizadas, o CRLV é remetido para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) nas cidades que possuem esses postos. Nos municípios onde não existe um posto da UAI, o documento fica disponível nas delegacias de trânsito.

De acordo com o Detran/MG, cerca de 2,8 milhões de veículos estão com pendências e seus documentos ainda não foram enviados para os proprietários. Esse número representa, aproximadamente, 29,5% do total da frota do estado.

Os veículos com placas de finais 6, 7, 8, 9 e 0 ainda podem circular com o documento de 2018 até o dia 31 de agosto.

O documento de 2019 será exigido a partir desta quinta-feira para os veículos com placas de finais 1 a 5 (Foto: Reprodução)
Total Page Visits: 1534 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *