Tremor de terra atinge a cidade de Congonhas e deixa moradores apreensivos por causa de barragem

Terremoto foi de 3,2 graus na escala Richter, com epicentro em Belo Vale

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

A população de Congonhas, na região central de Minas Gerais, ficou assustada na noite desta segunda-feira, 25, após sentir um tremor de terra que foi percebido em vários bairros da cidade. De acordo com informações do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (SIS/UnB), o epicentro do abalo sísmico foi no território de Belo Vale, por volta das 20h27, e teve magnitude de 3,2 graus na escala Richter.

O município de Congonhas (foto) possui aproximadamente 54 mil habitantes e os moradores já vivem apreensivos por causa de uma barragem de mineração existente na cidade. A barragem Casa de Pedra é considerada uma das maiores localizadas em área urbana do mundo e pertence à mineradora CSN. O terremoto que ocorreu nesta segunda-feira fez com que a população saísse de suas casas com medo de um possível rompimento. No entanto, a CSN afirmou que o abalo sísmico não causou nenhuma anomalia na estrutura da barragem.

Equipes da Defesa Civil de Minas Gerais se deslocaram até Congonhas para acompanhar a situação. O chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, Marcelo Rocha, informou que o abalo de 3,2 graus é considerado moderado pelo padrão mundial e não há motivo para preocupação. O especialista disse ainda que esse fenômeno pode vir sucedido por outros, mas com grau de intensidade menor que o primeiro, e que a população pode ficar tranquila.

Na manhã desta terça-feira, a Defesa Civil de Minas, juntamente com funcionários das mineradoras Vale e CSN, realizou inspeções nas barragens que ficam na região de Congonhas. As equipes da Defesa Civil vão permanecer na cidade para monitorar os trabalhos de inspeção e dar mais segurança para a população.

Segundo tremor em MG em 2 meses

Este foi o segundo tremor de terra ocorrido em Minas Gerais em pouco mais de dois meses. No dia 19 de setembro foi registrado um abalo sísmico na cidade de Senhora dos Remédios, a 50 quilômetros de Barbacena. O terremoto atingiu 2,2 graus na escala Richter e assustou a população. Na ocasião, o SIS/UnB confirmou o abalo naquela região por volta das 18h49.

Quanto ao tremor ocorrido ontem em Belo Vale e Congonhas, o Observatório de Brasília divulgou um relatório na manhã desta terça-feira. Confira abaixo.

O tremor de terra deixou a população de Congonhas apreensiva por causa da barragem Casa de Pedra, considerada uma das maiores do mundo localizadas em área urbana (Foto: Reprodução)
Total Page Visits: 1638 - Today Page Visits: 1

Um comentário em “Tremor de terra atinge a cidade de Congonhas e deixa moradores apreensivos por causa de barragem

  • 21/03/2020 em 14:58
    Permalink

    Aqui é a Natalia Ribeiro, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *