Barbacena perde Newton Siqueira de Araújo Lima

Professor e historiador morreu na manhã desta segunda-feira, aos 94 anos

Faleceu na manhã desta segunda-feira, 29, aos 94 anos de idade, o professor e historiador Newton Siqueira de Araújo Lima (foto). Ele estava internado desde o início de janeiro no Hospital Ibiapaba.

Natural de Barbacena, Newton Siqueira fez o curso primário no antigo Grupo Escolar, atual Escola Estadual Bias Fortes, e o preparatório para o curso secundário com D. Francisca de Oliveira. Estudou no ex-Ginásio Mineiro de Barbacena e no Colégio Agrícola Diaulas Abreu. Formou-se técnico em contabilidade pelo Colégio Comercial Plínio Alvarenga e licenciou-se em Letras pela Faculdade de Filosofia Mater Divinae Gratiae, de Barbacena. Atuou no Banco do Brasil, desde 1945, chegando à gerência da agência local. Desde jovem dedicou-se aos estudos de literatura e língua portuguesa, posteriormente voltando seus estudos para a pesquisa da História do Brasil, principalmente de Barbacena. Foi sócio-fundador do Lions Clube de Barbacena e ex-governador de Distrito do clube. Foi membro atuante da Academia Barbacenense de Letras, da Academia Anapolitana de Ciência e da Academia Mineira de Leonismo.

Publicou vários trabalhos, foi colunista em diversos jornais da cidade e mantinha atualmente uma coluna eletrônica denominada “Observatório”. Uma de suas mais importantes pesquisas foi reunida nos dois volumes da série “O Patrono de sua rua”, resgatando as biografias de dezenas de personalidades de todas as épocas que dão nome às ruas de Barbacena. O segundo volume do trabalho foi lançado em 2015.

O corpo do professor Newton Siqueira está sendo velado na capela mortuária da Boa Morte e o sepultamento está marcado para amanhã, terça-feira, às 11 horas.

O professor e historiador Newton Siqueira recebendo homenagem, em 2013, do então vice-prefeito de Barbacena, Mário Raimundo (Foto: arquivo do Lions Clube)
Total Page Visits: 1864 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *