Câmara de Barbacena realiza sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Cerimônia será realizada nesta quarta-feira e homenageará mulheres de vários segmentos sociais

A Câmara Municipal de Barbacena estará se reunindo solenemente para a cerimônia comemorativa do Dia Internacional da Mulher. Esta solenidade é regida pela Lei Municipal 4029/07, cuja autoria, na época, foi da vereadora Irene Kilson, tendo sido modificada pela Lei Municipal 4554/2014, em seu art. 5º, em que fica determinado que “cada vereador indicará o nome de uma mulher que tenha se destacado em sua comunidade, em trabalhos sociais, ou na defesa do direito e da cidadania da mulher, a qual será agraciada com certificado de moção, acompanhada de placa”.  Muito embora o Dia Internacional da Mulher seja comemorado em 8 de março, nem sempre é possível à Câmara realizar a solenidade no mesmo dia.

Este ano, a sessão de homenagem ao Dia Internacional da Mulher será realizada nesta quarta-feira, 11 de março, às 19h30, no Palácio da Revolução Liberal (sede da Câmara Municipal). Estarão sendo homenageadas mulheres de vários segmentos sociais. Confira a seguir.

Marilene de Oliveira Affonso

Homenageada pelo vereador Amarílio Andrade, Marilene de Oliveira Affonso é nascida em Juiz de Fora, porém barbacenense de coração há 33 anos. Formada em farmácia e bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora, pós graduada em citopatologia pela Universidade Federal de Ouro Preto e especialista em citologia clinica pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica. Mudou-se para Barbacena em 1987 para trabalhar no Hospital Ibiapaba e Hospital Escola. Após alguns anos, começou a trabalhar na rede FHEMIG e foi concursada pela Prefeitura de Antônio Carlos para o Hospital Santa Maria. O Laboratório São Lucas foi criado há 27 anos, sendo a Dra. Marilene integrante dessa sociedade desde seu inicio. Composto de um novo formato há 11 anos, o Grupo São Lucas de Laboratórios é formado pelo Laboratório São Lucas e Citoanálise, sendo a sociedade composta pela Dra. Marilene e suas duas filhas Daniela Terra Almeida, diretora técnica do grupo e graduada em bioquímica pela UNIPAC, e Gabriela Terra Rodrigues, diretora executiva do grupo e graduada em direito pela UNIPAC. Realizou o curso de Gestão da Qualidade em Saúde pelo SEBRAE. É auditora interna da norma ISO 9001/2015.

Carla Andresa Rodrigues da Costa

Homenageada pelo vereador Carlos Dú, Carla Andresa Rodrigues da Costa é casada com Danival Duarte Costa e mãe de duas filhas: Yasmim e Maria Eduarda. Administradora hospitalar e especialista em Qualidade na Empresa, Carla Andresa Rodrigues da Costa tem bacharelado em comunicação social, publicidade e propaganda pela UNIPAC, Barbacena; administração de empresas pela Universidade Estácio de Sá, Juiz de Fora;  especialização em administração em gestão de negócios pela Universidade Federal de São João Del Rei e especialização em administração de gestão de serviços de saúde – Administração de Saúde – pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Com vasta experiência na área de gestão empresarial e qualidade, toda sua capacidade em gestão está a serviço da saúde de Barbacena, a partir de seu trabalho no Hospital Ibiapaba CEBAMS, onde começou a atuar em 1998, como assistente administrativa, de almoxarifado, compras e depois secretária.

Talita Simone de Paula da Silva

Homenageada do vereador Edson Rezende, Talita Simone de Paula da Silva é graduada em gestão e mestranda em artes, urbanidades e sustentabilidade. Atualmente é vice-presidente do Instituto Curupira, onde integra o Núcleo de Pesquisa em Ecologia Holística (ciência, educação e transformação). Atua como produtora cultural, tendo produzido, conjuntamente, o Livre Encontro da Palavra, o Festival de Música Popular Livre, o Festival Nacional de Teatro e o Seminário de Discussão Ambiental. É membro da Comissão de Assuntos Educacionais, é conselheira do Conselho Educacional da Escola Municipal José Moreira dos Santos, e é capacitada tecnicamente em operação e tratamento de resíduos sólidos.

Marcilene Dornelas de Araújo

Homenageada do vereador Flávio Maluf Caldas. Natural da cidade de Senhora dos Remédios/MG, é enfermeira graduada pela Universidade Presidente Antonio Carlos (UNIPAC) de Conselheiro Lafaiete. Há mais de 10 anos atuando em saúde pública; enfermeira com responsabilidade técnica e diretora assistencial hospitalar. É a atual secretária municipal de Saúde de Barbacena.

Kelen Cristina de Oliveira

Homenageada do vereador Ilson Guilherme de Sá (Tererê), Kelen Cristina de Oliveira é professora do ensino fundamental formada pela Escola Estadual “Embaixador José Bonifácio”. Presta serviços à rede municipal de educação em Barbacena desde 1994. Seu foco e objetivo sempre foram o desenvolvimento total do ser humano em todas as suas potencialidades, acreditando em um Brasil mais justo, inclusivo e avançado com educação pública de qualidade e com pessoas que estão resolvendo os grandes desafios sociais do país.

Márlova de Ávila Dutra Câmara

Homenageada da vereadora Joanna Bias Fortes Carneiro, Márlova de Ávila Dutra Câmara é Médica mastologista, graduada em 1995 pela Universidade de Alfenas. Casada com o médico José Eugênio Dutra Câmara Filho, integra o corpo clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS desde o ano 2000. Membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia; possui título de especialista da Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina. Ex-delegada regional da Sociedade Mineira de Mastologia; ex-presidente do departamento de cirurgia da Associação Médica de Barbacena; residência médica em ginecologia/obstetrícia no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte (1996/1997); residência médica em mastologia no Hospital Universitário Osvaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco, Recife (1998/1999).

Ana Cléia Silva de Campos

Homenageada pelo vereador José Antônio Nunes Magri (Tanjão), Ana Cléia Silva de Campos é nascida em Barbacena, reside no bairro do Carmo. Professora, atualmente é vice-diretora da Escola Municipal Professora Yayá Moreira. Foi diretora da Escola Municipal Lions de 2009 a 2017. Tem três filhos e trabalha na área de educação de crianças há quase 29 anos. É uma pessoa muito querida por ser simples e prestativa, sempre ajudando o próximo dentro de sua capacidade. Há muitos anos é admirada por seu trabalho e conquistou a simpatia do povo, o que levou a sua indicação de mulher destaque 2020.

Fátima Rocha de Castro

Homenageada do vereador José Jorge Emídio, Fátima Rocha de Castro é natural de Barbacena, filha de Suélio Rocha e Maria da Penha Rocha; mãe de cinco filhos (Wesley, Sthefani, Jhenifer, Wallysson e Uelquer – já falecido). Trabalhou como artesã por muitos anos executando trabalhos com fuxico, capitonê e “eva”. Atualmente é professora de zumba na escola municipal professora Yayá Moreira e em diversas outras instituições. Trabalha com mais de 200 alunos (crianças, jovens, adultos e “melhor idade”), muitos deles, de forma gratuita. Juntamente com sua equipe, participa de diversos projetos sociais. Há mais de dois anos atua no projeto Música na Praça, em Barbacena.

Maria José Mattos

Homenageada do vereador José Newton de Faria, Maria José Matos é natural de Antônio Prado de Minas. Formada em pedagogia pela Uniub e cursa serviço social em Barbacena. Trabalhou na Secretaria da Residência Arquiepiscopal de Mariana no período de 1998 a 2006. Atualmente é coordenadora de programas sociais desde 2006. Em Antonio Carlos, monitoria do Centro Educacional Lima Duarte, coordenando diversas oficinas e projetos para inclusão de famílias e adolescentes em situação de risco, e coordenando as comunidades com atividades da Pastoral da Criança e do Menor. Em Barbacena, trabalhos de secretaria em geral, recursos humanos, organização financeira, execução de programas e projetos nas diversas comunidades atendidas pela Pastoral da Criança e do Menor.

Célia Maria Santos Martins Barbosa

Homenageada do vereador Nilton César de Almeida, Célia Maria Santos Martins Barbosa é nascida em Barbacena, filha de Manoel Cândido Martins e Manuelina Santos Martins. Mãe zelosa de Priscila e Jonathan, avó carinhosa de Paola, Jonas e Gustavo. Há dois anos ficou viúva. Célia começou a trabalhar aos dez anos de idade como babá, e ao longo de sua vida nunca deixou de trabalhar. Há doze anos exerce a função de auxiliar de serviços gerais no Sesi, atividade que se orgulha em desempenhar. Adora atividades físicas, faz aulas de dança, step, localizada. Também gosta de dirigir e da companhia do seu cãozinho Yuri.

Maria Angélica Borges de Andrada

Homenageada pelo vereador Odair Ferreira, Maria Angélica Borges de Andrada é destacada liderança feminina de Barbacena, com trabalhos desenvolvidos em vários segmentos da sociedade, dentre eles Santa Casa de Misericórdia, Unipac e Faculdade de Medicina. Foi patronesse da Festa das Rosas nos anos de 2001 e 2018. Mulher exemplo de família, cultura e espírito solidário. Dirigiu eventos e ações comunitárias importantes, com projetos populares como o curso de pedreiro, que orientou e promoveu. Acompanhando de perto iniciativas ligadas a nossa vida social, Maria Angélica tem sido um ponto de convergência de diversos setores da cidade com acesso às questões políticas, sociais e universitárias da sociedade de modo geral. Nascida em Barbacena, de família tradicional, Maria Angélica se destaca como uma figura social que merece maior reconhecimento da sociedade. É casada, possui filhos e netos.

Maria Auxiliadora Neves da Silva Maluf

Homenageada da vereadora Vânia Castro, Maria Auxiliadora Neves da Silva Maluf é ex-servidora pública federal (Poder Judiciario), advogada militante na Comarca de Barbacena e região. Formada em letras e direito pelo UNIPAC, é presidente da Comissão da Mulher Advogada (OAB Mulher) há nove anos. É membro da Comissão da Mulher Advogada (OAB Mulher) Estadual.

(Fonte: Câmara Municipal)

Total Page Visits: 1218 - Today Page Visits: 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *