Fogo destroi parte da reserva ambiental da antiga Sericícola, em Barbacena

No local foram encontrados pelo menos cinco focos de incêndio e existe a suspeita de ação criminosa

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

Um incêndio na área de preservação ambiental da antiga Sericícola, onde funciona atualmente a Estação Ponto de Partida e a Bituca – Universidade de Música Popular, em Barbacena, mobilizou o Corpo de Bombeiros no final da tarde desta terça-feira (09).

De acordo com a corporação, as chamas destruíram uma área aproximada de 500 metros quadrados de mata e atingiram também mudas que foram plantadas recentemente por ambientalistas e entidades parceiras durante um projeto de conservação ambiental.

Segundo foi apurado até o momento, havia pelo menos cinco focos de incêndio no local, o que fez levantar a suspeita de uma possível ação criminosa. Os bombeiros utilizaram cerca de três mil litros de água para controlar as chamas.

A Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Barbacena, que participou do projeto de conservação ambiental daquela região, juntamente com o grupo de teatro Ponto de Partida, a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), o Instituto Estadual de Floresta (IEF), dente outros, emitiu nota de repúdio à ação que, segundo a entidade, pode ter sido criminosa. A nota diz o seguinte: “A OAB Barbacena, por meio da Comissão de Direito Ambiental, vem a público manifestar seu repúdio à ação possivelmente criminosa desta tarde, que culminou no incêndio à Reserva Ambiental localizada na Estação Ponto de Partida e da qual participamos para seu fomento.

Desde já nos solidarizamos com o Grupo Ponto de Partida, com a UEMG, a ARCOM e o IEF e estaremos juntos na averiguação dos fatos para encontrar os responsáveis por este crime ambiental”.

Confira abaixo um vídeo do incêndio que está sendo compartilhado nas redes sociais.

Total Page Visits: 741 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *