Barbacena volta ao ‘normal’ e aumenta risco de contágio

Paulo Emílio Gonçalves/Editor do Portal CB

Apesar de ainda estar na onda amarela do plano Minas Consciente, do governo estadual, quase todas as atividades em Barbacena já estão em pleno funcionamento, o que pode aumentar o risco de contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19). O movimento intenso, principalmente na região central e nos locais de grande comércio voltou a ser rotina entre os barbacenenses, como mostra a foto acima.

A cidade se aproxima de 800 casos confirmados da doença e tem 14 óbitos, isto sem falar nos casos de pessoas de outros municípios que são atendidas em hospitais locais, uma vez que Barbacena é referência em saúde na Macrorregião Centro-Sul de Minas Gerais e atende uma população de cerca de 800 mil habitantes. Na soma, são 21 pessoas que morreram de Covid-19 na cidade, segundo o boletim de hoje, sexta-feira (11), da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap).

O Informativo Nº 08 do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE), da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), divulgado nesta quinta-feira (10), aponta que Barbacena é o único município de sua microrregião – que abrange 15 cidades – a ter elevação na média móvel de novos casos de Coronavírus, como mostra matéria publicada no Portal Cidade de Barbacena na manhã desta sexta-feira. Isto pode ser reflexo da flexibilização antecipada e desordenada das atividades, e também, é claro, da falta de conscientização de pessoas que insistem em não tomar as medidas necessárias para evitar a proliferação do vírus. O informativo traz a média móvel dos últimos sete dias, compara com a de duas semanas (14 dias) e apresenta a tendência de contágio em cada município. O levantamento é feito nas microrregiões de Barbacena, São João Del Rei e Lavras, todas no Campo das Vertentes.

Apesar da preocupação constante das autoridades em saúde e a possibilidade de aumento nos casos, o que se vê em Barbacena – e em várias cidades pelo país a fora – é um relaxamento descontrolado das atividades, provocando aglomerações e colocando em risco o que há de mais importante: a vida humana.

É evidente e também muito preocupante a questão da economia. Não é que não possa haver a flexibilização, mas ela tem que ser ordenada, fiscalizada e as pessoas precisam tomar as medidas necessárias para evitar um problema maior. O desemprego aumentou muito em todo o país e, logicamente, em Barbacena. Muitas empresas fecharam suas portas… Muitos sonhos foram desfeitos… Mas o mundo vive uma pandemia e ela ainda não acabou. O melhor que se tem a fazer, no momento, é confiar na ciência e nos profissionais comprometidos com a saúde da população.

Total Page Visits: 1066 - Today Page Visits: 5

Um comentário em “Barbacena volta ao ‘normal’ e aumenta risco de contágio

  • 12/09/2020 - 19:41 em 19:41
    Permalink

    VERDADE ,EU QUE ANDO POR TODAS AS PARTES DA CIDADE ONDE FAÇO UM TRALHO PRO MEU CANAL ALVES FOTO DRONE,SOU YOU TUBER E VEJO GRANDES MULTIDÃO E TODOS SEM MASCARA E QUANDO AGENTE PASSA TEM UNS QUE AINDA RI,EU PREFIRO ESTA DE MASCARA DO QUE ESTA DE MASCARA HOSPITALAR MAS MUITA GENTE ACHA QUE ACABOU,

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *