Câmara Municipal elege sua mesa diretora para 2018

Ilson Tererê comandará o Legislativo de Barbacena no ano que vem; Vânia Castro será a vice

Depois de duas tentativas frustradas, na terça e na quarta-feira, e muita articulação entre os vereadores, foi eleita nesta quinta-feira, 21, a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Barbacena, para o ano de 2018. O vereador Ilson Guilherme de Sá, mais conhecido como Tererê (PRB), da chapa de oposição, foi eleito por maioria absoluta – 8 votos – o novo presidente do Legislativo Municipal. Completando a mesa, foram eleitos Vânia Castro (PMDB), vice; Joanna Bias Fortes (PDT), secretária e Carlos Dú (PMDB), tesoureiro. A outra chapa, da situação, obteve 7 votos.

No início da semana se falava em três candidatos ao cargo de presidente do Legislativo: o atual, Odair Ferreira (REDE), Vânia Castro (PMDB) e Amarílio de Andrade (PSC). Nas duas primeiras tentativas de realizar a sessão, nas tardes de terça e quarta-feira, não houve quorum suficiente para que a votação acontecesse. Já nesta quinta-feira foram apresentadas apenas duas chapas, uma da situação, onde Odair Ferreira era candidato à reeleição, tendo como vice Amarílio Andrade, secretário o professor Nilton Cézar (PSB) e para tesoureiro o vereador Milton Roman (PHS), e uma da oposição com Ilson Tererê como presidente, Vânia Castro, vice; Joanna Bias Fortes, secretária e Carlos Dú para tesoureiro.

Poucos minutos após iniciar a sessão, por volta das 15 horas, o atual presidente, vereador Odair Ferreira deu início à votação. Todos os 15 vereadores estavam presentes e a votação foi aberta, com os edis sendo chamados por ordem alfabética.

O primeiro a votar foi Amarílio Andrade, que escolheu a chapa da situação. Como ele votaram os vereadores Flávio Maluf (PV), José Jorge Emídio (PDT), José Newton de Faria (PSL), Milton Roman (PHS), Nilton Cezar de Almeida (PSB) e Odair José Ferreira (REDE), totalizando sete votos.

Já na chapa da oposição, encabeçada por Tererê, votaram os vereadores Carlos Dú (PMDB), Edson Rezende (PT), o próprio Ilson Tererê (PRB), Joanna Bias Fortes (PDT), José Antônio Magri – o Tanjão (PRB), Ewerton Duarte – o Pastor Ewerton (PMDB), Thiago Martins (PT) e Vânia Castro (PMDB), totalizando 8 votos, diferença apertada de apenas um voto.

Com a oposição à frente do Legislativo, muda um pouco a relação da Casa com o Executivo. O prefeito Luís Álvaro, do PSB, agora vai precisar de um pouco mais de jogo de cintura para lidar com a Câmara, mas segundo alguns analistas e observadores da política, ele não deverá enfrentar muitas dificuldades se tiver um diálogo aberto com o Legislativo e apresentar projetos de interesse da sociedade.

Após ser declarado presidente, o vereador Ilson Tererê falou com exclusividade para o portal Cidade de Barbacena. Ele agradeceu os companheiros que lhe confiaram o voto e disse que a intenção da nova mesa diretora é trabalhar para a cidade. “Estamos juntos para desenvolver um trabalho em conjunto com o prefeito. A nossa nova bancada é de coalizão e nós só estamos igualando os poderes para que dê tudo certo para Barbacena, pois nossa intenção é trabalhar para a cidade, porque nós fomos eleitos pelo povo e vamos responder à altura do povo. Graças a Deus hoje venceu a chapa que tem como presidente um homem ruralista de Correia de Almeida. Estamos aí prontos para ajudar a cidade”, disse o presidente eleito da Câmara Municipal.

Instantes depois de declarar como eleita a nova mesa diretora, o atual presidente Odair Ferreira encerrou a sessão.

A nova mesa diretora que comandará o Legislativo Municipal em 2018: Joanna Bias Fortes (secretária), Ilson Tererê (presidente), Vânia Castro (vice-presidente) e Carlos Dú (teroureiro) – (Foto: Paulo Emílio)
Total Page Visits: 1889 - Today Page Visits: 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *