Deputado cobra finalização de obras do ‘Minha Casa Minha Vida’ que estão paralisadas em Barbacena

Padre João quer a liberação de recursos para conclusão do Residencial São Francisco, no bairro Nova Cidade

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

O deputado federal Padre João (PT-MG) encaminhou na terça-feira da semana passada, dia 15, ofício para o Banco do Brasil e para o Ministério do Desenvolvimento Regional, solicitando a liberação de recursos financeiros para conclusão das obras do programa Minha Casa Minha Vida, do Residencial São Francisco I a IV, no bairro Nova Cidade, em Barbacena (foto).

A obra, orçada em R$ 19.200.000,00, teve início em maio de 2013 com previsão de conclusão em setembro de 2014, mas até o momento continua inacabada e abandonada. Se for concluído, o empreendimento beneficiará 320 famílias na cidade.

De acordo com a Prefeitura de Barbacena, o Ministério das Cidades havia publicado uma portaria que permitiria a retomada das obras em 2016. Representantes do Município e do Ministério de Desenvolvimento Regional já se reuniram para tratar do assunto. Durante o encontro ficou definido que as obras do Residencial São Francisco I a IV seriam retomadas em abril de 2019, mas até o momento nada foi feito.

Padre João disse que a população tem pedido para que ele interceda junto aos órgãos públicos e tente solucionar o problema. ”A população local tem nos procurado para interceder junto aos órgãos públicos. Logo, solicitamos informações sobre a liberação dos recursos, e qual é a previsão de retomada das obras. Em nossa avaliação é inadmissível um empreendimento importante como esse, que beneficiará 320 famílias, encontrar-se em contínuo estado de deterioração desde 2014, sem uma solução para a retomada das atividades”, lamentou o parlamentar. Segundo o deputado, iniciativas do mandato vêm sendo feitas pela finalização das obras desde 2015.”É um absurdo que com tantas pessoas sem moradias, estas obras ainda não tenham sido finalizadas. O nosso mandato trabalha pela regularização fundiária, a moradia digna e a garantia de dignidade humana”, afirmou o político mineiro.

Finalizando, Padre João lembrou que para reiniciar o projeto as edificações vão ter que ser demolidas, já que as estruturas estão comprometidas. Segundo ele, serão aproveitadas somente as fundações, ou seja, a base. ”São cinco milhões de reais jogados fora. É uma irresponsabilidade, um crime, um jogo de empurra-empurra que não tem fim. Chega.”, concluiu o parlamentar.

O deputado federal Padre João quer a conclusão das obras do programa Minha Casa Minha Vida no bairro Nova Cidade, em Barbacena (Foto: Reprodução)
Os trabalhos no Residencial São Francisco estão paralisados desde 2014 (Foto: Reprodução)
Total Page Visits: 1634 - Today Page Visits: 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *