Antônio Carlos comemora 140 anos da EFOM

Estrada de Ferro foi inaugurada em 1881 por Dom Pedro II; evento está dentro da 8ª Jornada Mineira do Patrimônio

A Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), embora desativada em nossa região por volta dos anos 80 do século passado, completaria neste sábado (28) exatamente 140 anos desde a sua inauguração, ocorrida em 28 de agosto de 1881. Ainda denominada de Sítio, a cidade de Antônio Carlos recebeu naquela ocasião a visita do imperador Dom Pedro II para a inauguração.

Incluída na programação da 8ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (IEPHA), o evento “Atravessando os Séculos”, com início às 10 horas, marca a continuidade das obras de revitalização da Estação Ferroviária da sede da cidade, espaço que vai se transformar no Centro Municipal de Cultura, com museu, arquivo público e biblioteca, além de um amplo espaço multiuso.

A revitalização da estação, com a recuperação do telhado executada pela administração municipal, que tem à frente o prefeito Marcelo Ribeiro da Silva, faz parte de um amplo projeto de resgate da memória ferroviária na região. “A história de Antônio Carlos está diretamente ligada a Estrada de Ferro Oeste de Minas. Recuperar esta identidade é reconhecer que os trilhos da história, apesar de terem sido retirados, têm assento duradouro nesta região de Minas Gerais”, disse o arquiteto Sérgio Cardoso Ayres.

Um dos atrativos, além da própria estação, a apresentação da Corporação Musical Emílio Fernandes e a presença de inúmeras autoridades, será a revitalização da Locomotiva 66 (foto), a tradicional Maria Fumaça, patrimônio cultural da cidade. O evento tem organização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A locomotiva 66, que foi inteiramente recuperada (Foto: Divulgação)
O evento “Atravessando os Séculos” vai marcar a continuidade das obras de revitalização da Estação Ferroviária de Antônio Carlos (Foto: Reprodução/Ludimila Albuquerque)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *