Fazenda em Antônio Carlos é ocupada por integrantes do MST

Cerca de 100 famílias invadiram o local no último fim de semana; advogado dos proprietários das terras disse que vai entrar na justiça pedindo reintegração de posse

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão atuando na região desde o último sábado, 13, quando ocuparam uma propriedade em Antônio Carlos, cidade que fica a cerca de 18 quilômetros de Barbacena. O grupo invadiu a Fazenda da Serra, naquele município, e desde então a cada dia vem chegando mais integrantes para se juntarem aos que já estão instalados. Hoje, quarta-feira, 17, já são cerca de 100 famílias do MST na fazenda.

Os “sem terra” estavam numa propriedade ocupada em Coronel Pacheco desde julho do ano passado. Em dezembro, cerca de 50 famílias deixaram o local e seguiram para o município de Tocantins. Um mandado de reintegração de posse determinou que o prazo para que o restante das famílias deixasse Coronel Pacheco fosse a última segunda-feira, 15. Muitas destas famílias foram para Antônio Carlos e ocuparam a fazenda da Serra, que pertencia a Companhia Têxtil Ferreira Guimarães, que teve suas atividades encerradas em 2013. Segundo informações, a propriedade invadida chegou a ir a leilão, mas não foi arrematada.

De acordo com o MST, a fazenda possui mais de quatro mil hectares e se encontrava em estado de abandono. O advogado que representa os proprietários da fazenda disse que o local não pertencia à Ferreira Guimarães e que é uma área produtiva, com criação de gado e plantação de frutas. Ele afirmou ainda que a área é preservada, pertence à mesma família há 60 anos, não possui débito tributário e que não consta no Incra nenhum processo de desapropriação. O advogado vai entrar na Justiça com um pedido de reintegração de posse.

A Polícia Militar (PM) vem vigiando o local com o intuito de impedir qualquer tipo de confronto entre os integrantes do movimento e os proprietários das terras. A PM informou que está aguardando uma determinação da Justiça para que sejam iniciadas as negociações.

Os integrantes do MST ocuparam, no último sábado, a Fazenda da Serra, em Antônio Carlos (Foto: Reprodução / Foto principal: Tribuna de Minas)
Total Page Visits: 1789 - Today Page Visits: 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *