Tremor de terra assusta moradores da cidade de Senhora dos Remédios

Abalo sísmico foi confirmado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e teve magnitude 2.2 na escala Richter

Os moradores de Senhora dos Remédios, cidade que fica a cerca de 50 quilômetros de Barbacena, se assustaram na noite desta quinta-feira, 19, após ocorrer um tremor de terra no município. De acordo com a população local, o abalo sísmico aconteceu pouco antes das 19 horas.

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (SIS/UnB) divulgou um relatório na manhã desta sexta-feira, 20, confirmado o tremor de terra naquela região, às 18h49, de magnitude 2.2 na escala Richter, que durou três segundos e foi mais sentido no bairro da Horta, distrito do Japão.

Não há notícia sobre vítimas ou danos estruturais em imóveis. No entanto, uma série de informações divulgadas nas redes sociais fez o fato parecer uma coisa mais séria. Há relatos de uma suposta ‘‘bola de fogo’’ no céu de Senhora dos Remédios, que teria caído na cidade. Um vídeo postado nas redes mostra uma bola de fogo caindo próximo a uma rodovia. As imagens foram associadas ao que ocorreu em Senhora dos Remédios, o que não é verdade, pois o vídeo é do ano passado e o caso aconteceu na Austrália. Fotos com supostos incêndios também foram associadas à bola de fogo.  

A prefeita da cidade, Sônia Milagres (MDB), confirmou o abalo sísmico, mas negou que algo tenha caído do céu. O Corpo de Bombeiros informou que não houve nem mesmo qualquer chamada para combater incêndio naquela região na noite desta quinta-feira.

Em uma entrevista à rádio CBN de Juiz de Fora, o professor do Instituto de Geociência da UnB, George Sand, disse que este tipo de tremor de magnitude baixa é natural e não causa danos estruturais, mas assusta a população porque não costuma ocorrer com frequência. “É um tremor aparentemente natural. É um tremor que não causa dano à população, mas o susto é grande porque não temos ocorrências do tipo”, afirmou Sand. Segundo ele, de modo geral, somente os tremores a partir de 5 graus na escala Richter têm potencial para causar danos.

Está agendada para a tarde desta sexta-feira, 20, uma reunião na Prefeitura de Senhora dos Remédios, onde a prefeita Sônia Milagres vai prestar maiores esclarecimentos sobre o ocorrido, com o objetivo de tranquilizar a população.

O tremor foi confirmado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília
Um vídeo publicado nas redes sociais mostrando uma ”bola de fogo” caindo foi associado ao tremor em Senhora dos Remédios; o fato foi negado. O caso aconteceu na Austrália, como pode ser visto no link abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=807ef7JCEi8
Fotos falsas relacionadas à suposta bola de fogo também foram postadas (Fotos: Reprodução/Rede Social)
Total Page Visits: 1902 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *