CORONAVÍRUS – Jubileu de São José é cancelado em Barbacena

Missas também estão suspensas na Basílica de São José e nas outras paróquias

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

A Basílica de São José Operário de Barbacena anunciou nesta terça-feira (17) o cancelamento da 56ª edição do Jubileu de São José Operário, uma das mais tradicionais festas religiosas da cidade e região, que aconteceria entre os dias 21 de abril e 1º de maio, por causa do risco de contágio do novo Coronavírus. As comemorações da Festa de São José, que seria nesta quinta-feira (19) também foi cancelada. Já as missas estão suspensas em todos os horários até o dia 30 de março.

A Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, no centro de Barbacena, também anunciou que todos os horários de missas estão suspensos no Santuário a partir de hoje, quarta-feira (18). O comunicado foi publicado na página do Santuário, na internet, e diz o seguinte: “A Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, comunica que as celebrações no Santuário e em todas as suas comunidades serão canceladas a partir da quarta-feira, dia 18, sem tempo indeterminado, conforme orientação do Arcebispo para toda a arquidiocese”. 

O cancelamento dos eventos religiosos veio após a Arquidiocese de Mariana emitir comunicado oficial com orientações de como os párocos e os fieis devem se proceder durante a pandemia da Covid-19. Segundo o documento, nas cidades onde está proibida a aglomeração de pessoas os sacerdotes deverão celebrar as missas em intenção aos fieis, mas sem a presença deles, que poderão acompanhar pelos meios de comunicação.

Além das missas, estão suspensos, também, entre outras atividades, tríduos, novenas, procissões, confissões, casamentos, retiros, reuniões, encontros e batismos, sendo que este último poderá ser realizado em caso de urgência.

O comunicado diz ainda que as igrejas ficarão abertas e estarão higienizadas. Porém, não poderá haver aglomeração de pessoas.

Já em relação às celebrações da Semana Santa, a Arquidiocese ainda emitira orientações específicas.

Confira abaixo a íntegra do comunicado da Arquidiocese de Mariana.

Total Page Visits: 953 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *