Adolescentes de 15 a 17 anos poderão receber a 1ª dose da vacina contra Covid nesta quinta-feira, em Barbacena

Cidade atingiu a marca de 100 mil pessoas vacinadas; número de óbitos pela doença ultrapassou a marca de 300, mas a média diária está bem menor do que nos primeiros meses do ano

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

Os adolescentes de 15 a 17 anos de idade que moram em Barbacena poderão receber a primeira dose da vacina contra o novo Coronavirus (Covid-19) nesta quinta-feira (30).

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap) divulgou o calendário na última segunda-feira, para este público, e utilizará duas modalidades para a imunização: através do drive-thru, no pátio da Basílica de São José Operário, no bairro São José, e a pé, no salão paroquial da igreja de São Sebastião, no bairro de mesmo nome.

De acordo com a Sesap, o horário de vacinação em ambos os locais será de 09 às 15 horas e o adolescente deverá comparecer acompanhado dos pais ou um responsável, munido de um documento com foto, um comprovante de residência e do CPF ou Cartão Nacional do SUS, todos com original e cópia.

Adolescentes de 14 anos

Na sexta-feira, 1º de outubro, os adolescentes de 14 anos também poderão tomar a primeira dose da vacina contra Covid-19. A imunização será nos mesmos locais e horários, através do sistema drive-thru ou a pé. Neste dia, os jovens de 15, 16 e 17 anos que não se vacinaram na quinta-feira ainda poderão receber o imunizante.

100 mil vacinados

Barbacena atingiu a marca de 100 mil pessoas vacinadas com a primeira dose contra Covid-19, o que corresponde a cerca de 72% da população. O boletim foi divulgado na noite desta terça-feira no portal da Prefeitura. Com a imunização completa – segunda dose ou dose única – são 65.604 pessoas (47% da população). Já os idosos que receberam a terceira dose somam 651, segundo o boletim.

Casos confirmados e óbitos

O município de Barbacena possui, atualmente, 9.361 casos confirmados de Covid-19, sendo seis nas últimas 24 horas, segundo a Secretaria de Saúde. Os pacientes que conseguiram se recuperar da doença somam 9.031.

Já o número de pessoas que morreram após se contaminarem com o novo Coronavírus atingiu a marca de 302 esta semana, apenas de residentes em Barbacena. Se somar os óbitos de pacientes de outros municípios que foram atendidos nos hospitais da cidade e faleceram com a doença, este número sobe para 533.

Apesar do número alto de óbitos, a média diária de vidas perdidas está bem menor do que nos primeiros meses deste ano, e muito abaixo do auge da pandemia. A taxa de ocupação de leitos também vem caindo bastante com o crescimento do número de pessoas imunizadas na cidade.

(Matéria atualizada em 29/09/2021, às 16h35)

(Fonte: Sesap)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.