Barbacena ganha 20 leitos de UTI para pacientes com coronavirus

Inauguração ocorreu nesta terça-feira; prefeito Luís Álvaro falou da atual situação da Covid-19 no município

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) inaugurou ontem, terça-feira (07), 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município, para atender exclusivamente os pacientes que estão em tratamento do novo coronavirus (Covid-19). Dez unidades foram instaladas na Santa Casa de Misericórdia e outras dez na Policlínica Maternidade (IMAIP).

O prefeito de Barbacena, Luís Álvaro de Abrantes Campos, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Marcilene Dornelas, e do médico infectologista da Secretaria Municipal de Saúde (Sesaps), Herbert Fernandes, concedeu entrevista coletiva após a inauguração (confira no final da matéria). Os três falaram dos novos leitos de UTI e da atual situação no município em relação ao novo coronavirus. A coletiva foi realizada na sede da Prefeitura e obedeceu as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Durante a entrevista, o prefeito destacou a importância dos novos leitos de UTI e afirmou que não apenas a Secretaria de Saúde, mas toda a equipe da Prefeitura está envolvida no combate à Covid-19. Luís Álvaro afirmou ainda que seriam necessários 75 leitos para atender toda a demanda, uma vez que o município atende cerca de 250 mil pessoas de várias cidades da região.

O chefe do Executivo falou também da necessidade do isolamento social para evitar a aglomeração de pessoas. “A Prefeitura, como um todo, segue rigorosamente as orientações do Ministério da Saúde… Se o Ministério da Saúde falar que é para isolar todo mundo, nós vamos isolar todo mundo. Se o Ministério da Saúde falar que nós podemos liberar o isolamento gradual, nós vamos liberar o isolamento gradual”, disse o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Marcilene Dornelas, e o médico infectologista da Sesaps, Herbert Fernandes destacaram a importância da conscientização da população, uma vez que o Brasil está num processo de aceleração do contágio. Herbert lembrou que importância do isolamento social no tocante à preparação do sistema de saúde para o atendimento aos casos de Corvid-19. Já a secretária Marcilene enfatizou os investimentos da Prefeitura nos hospitais de Barbacena para que eles pudessem se organizar na busca de equipamentos para o enfrentamento à pandemia.

Município tem 177 casos notificados

Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado ontem, terça-feira, Barbacena conta atualmente com 177 casos notificados de Covid-19, sendo que 44 já foram descartados. Um caso foi confirmado na cidade e 133 ainda estão em investigação. Dois óbitos também estão sendo investigados no município e nenhuma morte foi confirmada até o momento.

Confira no abaixo a íntegra da entrevista coletiva realizada ontem pelo prefeito Luís Álvaro e sua equipe.

Total Page Visits: 971 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *