Campanha de vacinação antirrábica terá dia ‘D’ neste sábado na zona urbana de Barbacena

População poderá levar seus cães e gatos para receber o imunizante em diversos pontos espalhados pela cidade

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), marcou para este sábado (16) o dia “D” da campanha de vacinação antirrábica na zona urbana de Barbacena. O imunizante estará disponível gratuitamente para as pessoas que levarem seus cães e gatos em um dos pontos de vacinação que estarão espalhados pela cidade.

A raiva é uma doença grave e fatal na grande maioria dos casos, e pode afetar o ser humano, motivo pelo qual a prevenção é necessária. Apesar da zoonose estar sob controle no Brasil, a vacinação é a única maneira de garantir que os animais não se contaminem, por isso a necessidade da campanha.

Confira a seguir os pontos de vacinação que estarão disponíveis neste sábado: Ipanema (E. M. Francisco Vale), Nova Suiça (UBS e tenda no Ponto de ônibus), Nova Cidade (Creche/Palestina), Penha (Tenda em frente à Igreja católica), Vilela (Museu Georges Bernanos), Caiçaras (Biquinha), Boa Vista (UBS), São Pedro (CRAS e UBS), Caminho Novo (Praça Iolanda Maia), Santo Antônio (UBS), Santa Efigênia (UBS), Santa Luzia (UBS), Grogotó (UBS), São Francisco (UBS), Nove de Março/Santa Maria (Praça), João Paulo II (UBS), Igreja Santo Expedito, Igreja de Nossa Senhora Aparecida, Diniz (Igreja São Domingos), Funcionários (UBS), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Santa Cecilia (UBS), Flavianil, Monte Mário (Praça do Cruzeiro), Jardim do Globo, UBS Carmo, Praça do Trenzinho (Carmo), Basílica do São José.

No dia 25 de setembro foi realizado o dia “D” de vacinação na zona rural de Barbacena. De acordo com a Sesap, 2.640 animais foram imunizados. Já na campanha do ano passado, segundo a secretaria, foram aplicadas um total de 27.978 vacinas, sendo 23.807 em cães e 4.171 em gatos.

A campanha de vacinação antirrábica vai até o dia 29 de outubro e existe um ponto fixo para imunização durante a semana, que é no Centro de Controle de Endemias (CCE), na praça São Pedro, 673, bairro São Pedro. No local há um agente de saúde responsável pelo atendimento ao público e aplicação das vacinas no período de segunda a sexta-feira, de 7 às 11 e de 13 às 17 horas.

(Fonte: Sesap)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *