Campanha de vacinação contra gripe tem seu dia D neste sábado

Todas as unidades básicas de saúde de Barbacena estarão atendendo de 8 às 17 horas

Neste sábado, 12, é o dia D de vacinação contra a influenza (gripe) em todo o país. Em Barbacena todas as unidades básicas de saúde (UBS) estarão atendendo de 8 às 17 horas nas zonas urbana e rural.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (SESAPS), o público alvo na cidade atinge 29.968 pessoas, que são as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, professores, presidiários e funcionários do sistema prisional.

As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar, mas têm que apresentar declaração médica que comprove a condição no momento da vacinação.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% do público alvo em todas as cidades do país, população esta que tem maior risco de ter complicações ao contrair a gripe. A vacinação só é contraindicada para pessoas com histórico de alergia a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, e para os que apresentaram reações anafiláticas graves nas doses anteriores. Para as crianças de 6 meses a menores de 3 anos de idade que nunca foram vacinadas, a imunização é feita em duas doses, com intervalo de 30 dias.

A campanha vai até o dia 1º de junho em todo o Brasil e em Barbacena as UBS estarão abertas neste dia sem interrupção no horário de almoço.

Para maiores informações, a SESAPS disponibilizou o serviço de Disque Vacina, através de uma Rede Central de Vacinação. A pessoa poderá ligar para (32) 3339-2123 que terá todas as informações necessárias. Os pacientes que por algum motivo não puderem se deslocar até uma UBS também poderão ligar para o Disque Vacina para receber o medicamento em casa.

Total Page Visits: 1349 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *