Caso suspeito de coronavírus é registrado em Barbacena

Paciente está isolado em casa e resultado dos exames devem sair no início da próxima semana

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

Barbacena registrou esta semana o primeiro caso suspeito de coronavírus (Covid-19), notificado na quarta-feira (26). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), técnicos das vigilâncias epidemiológicas do município e do estado estiveram na residência do suspeito, onde realizaram coleta de sangue que foi encaminhada para análise na Fundação Ezequel Dias (Funed). O resultado dos exames deverá sair no início da próxima semana. Segundo a Sesaps, o caso foi mantido em sigilo até hoje, sexta-feria, para preservar o paciente e sua família.

O suspeito é jovem, estava no exterior e retornou ao Brasil no dia 21 de fevereiro. O caso passou a ser acompanhado 24 horas por dia pela equipe epidemiológica da Sesaps, juntamente com o setor de Infectologia do Município.

Em relação às especulações que estão sendo divulgadas em redes sociais de que o suspeito de Barbacena estava em um mesmo voo de um paciente de São Paulo com coronavírus, a Sesap esclarece que esta informação é inverídica. O órgão informa, também, que o paciente barbacenense não veio da Itália, onde foram registrados vários casos.

A secretária municipal de Saúde, Marcilene Dornelas de Araújo, explicou que o paciente de Barbacena com suspeita de coronavírus está isolado em sua casa com a família e passa bem. Ela acredita que o exame possa ser negativo. “É um paciente jovem que está isolado em seu domicílio junto da sua família, com todas as medidas que têm que ser tomadas. Ele se encontra bem hoje e através do acompanhamento do caso nós acreditamos que possa ser negativo o exame, que ele não esteja com coronavírus. Ele saiu do Brasil no início do mês e retornou no dia 21. Então, esse paciente realmente esteve no exterior”, disse a secretária.

Está agendado para a próxima segunda-feira, dia 2, uma reunião da Secretaria Municipal de Saúde com todos os hospitais e representantes da área de saúde da cidade e de outros municípios, para discutir medidas para enfrentar o problema. A secretária Marcilene Dornelas esclareceu que está tomando todas as medidas necessárias para atender a população de Barbacena, lembrando ainda que os riscos ocorrem apenas nas pessoas que estiveram no exterior e entraram em contato com suspeitos que possam ser um transmissor do coronavírus.

Precauções

Algumas medidas de prevenção contra o coronavírus que podem evitar o contágio são fáceis de serem colocadas em prática. É necessário evitar contato próximo com pessoas com infecção respiratória, bem como evitar locais de grande aglomeração de pessoas; usar sempre lenço descartável, lavar as mãos com álcool (de preferência gel) sempre que estiver em locais com circulação de muitas pessoas e quando tossir ou espirrar.

A Secretária Municipal de Saúde de Barbacena esclarece que não há nenhum caso confirmado na cidade, apenas um suspeito. Em todo o país, Segundo o Mistério da Saúde, até ontem, quinta-feira, foram registrados 132 casos suspeitos de coronavírus e apenas um confirmado, em São Paulo. Os principais sintomas da doença são febre alta, tosse, dores musculares, secreção na garganta e no nariz e falta de ar.

Total Page Visits: 802 - Today Page Visits: 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *