Começa na próxima segunda-feira a campanha de vacinação contra o sarampo

Primeira etapa da ação visa imunizar pessoas com idade entre 5 e 19 anos

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

Começa nesta segunda-feira (10) e vai até o dia 13 de março, em todo o Brasil, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo de 2020, destinada para pessoas de 5 a 19 anos de idade. O objetivo desta primeira fase é resgatar a população desta faixa etária que ainda não foi vacinada ou está com o esquema de vacinação incompleto para o sarampo.

O dia “D” de mobilização nacional da campanha será no sábado, 15 de fevereiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAP), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Barbacena, das áreas urbana e rural, bem como a Unidade Central de Vacinação estarão funcionando de 8 às 17 horas para aplicar o medicamento, que é totalmente gratuito. As pessoas deverão levar, se possível, o cartão de vacinação.

A campanha é organizada pelo Ministério da Saúde em parceria com os estados e municípios, com intuito de proteger a população contra a doença, uma vez que a circulação do vírus está ativa no país. Além de garantir proteção ao público alvo (5 a 19 anos), a ação é muito importante para interromper a circulação do vírus e eliminar a doença em todo o território nacional.

A doença

O sarampo é altamente contagioso e é causado pelo vírus Measles Morbillivirus (vírus do sarampo). Os sinais e sintomas iniciais da doença geralmente incluem febre (muitas vezes superior a 40ºC), tosse, corrimento nasal e olhos inflamados. 

Dois ou três dias depois do início dos sintomas formam-se no interior da boca pequenos pontos brancos. Entre três a cinco dias após o início dos sintomas aparece uma mancha vermelha e plana que geralmente começa na face e daí se espalha para o resto do corpo. Os sintomas se manifestam entre dez e doze dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias. Em cerca de 30% dos casos ocorrem complicações, como diarréia, cegueira, inflamação do cérebro, pneumonia, entre outras.

O sarampo é transmitido facilmente por via aérea através da tosse e espirros de uma pessoa infetada. Pode também ser transmitido através do contato com a saliva ou secreções nasais. Nove em cada dez pessoas que não estão imunizadas e partilham um espaço com uma pessoa infetada contraem a doença.

Total Page Visits: 1042 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *