Começa nesta segunda-feira, em todo o país, a campanha de vacinação contra o sarampo

Crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade e adultos entre 20 e 29 anos deverão receber a dose do medicamento

Terá início nesta segunda-feira, 07, em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, que será realizada em duas etapas. De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é alcançar 95% do público alvo, que são crianças de seis meses a menos de cinco anos e adultos jovens entre 20 e 29 anos de idade.

A primeira fase vai até o dia 25 de outubro e é para as crianças. Já a segunda etapa será de 18 a 30 de novembro para os jovens adultos. O dia ”D” de mobilização nacional da campanha na primeira etapa será no sábado, 19 de outubro. Na segunda fase a mobilização nacional vai acontecer no dia 30 de novembro.

Em Barbacena

No município de Barbacena, a campanha vai acompanhar o cronograma do Ministério da Saúde. Segundo a Secretária Municipal de Saúde e Programas Sociais (SESAPS), a partir da próxima segunda-feira os pais ou responsáveis deverão levar as crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade aos postos de vacinação para receber a dose do medicamento. Na segunda fase da campanha, entre os dias 18 e 30 de novembro, os jovens entre 20 e 29 anos que ainda não foram vacinados poderão receber a dose. A vacinação é gratuita e as pessoas deverão comparecer aos postos, se possível, com a caderneta de vacinação, principalmente as crianças. No caso de haver alguma vacina em atraso, a caderneta poderá ser atualizada.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Barbacena estarão aplicando a dose da vacina. Nos dois dias de mobilização nacional – 19 de outubro e 30 de novembro – os postos estarão abertos de 08 às 17 horas.

A doença

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível por vírus e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e com menos de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema, que são as erupções cutâneas avermelhadas na pele, até quatro dias após o contágio.

Números do sarampo no Brasil

Levantamento do governo federal mostra que desde o início do ano até o dia 28 de agosto, 5.404 casos de sarampo foram confirmados em todo o país, com registro de seis óbitos, sendo quatro deles em crianças menores de um ano. O estado com maior incidência é São Paulo, que concentra 97% dos casos. Em seguida vêm a Bahia (6,64) e Sergipe (5,86).

Em Minas Gerais, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o vírus vem se espalhando rapidamente. Desde janeiro já foram notificados 654 casos de sarampo em 206 cidades mineiras. Somente nos últimos três meses, 30 casos foram confirmados, o que fez Minas entrar para a lista do Ministério da Saúde dos estados com surto ativo de sarampo. Em Barbacena ainda não foi registrado nenhum caso confirmado.

O exantema, que são as erupções avermelhadas na pele, é o principal sintoma do sarampo (Foto: Reprodução)
Total Page Visits: 1341 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *