Dia ‘D’ de vacinação contra a gripe será neste sábado

Desde o início da campanha já foram aplicadas cerca de 13 mil vacinas em Barbacena; idosos foram os que mais procuraram se imunizar até o momento

Será neste sábado, 4, o dia “D” da 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (Gripe). Em Barbacena, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das zonas urbana e rural estarão funcionando de 8 às 17 horas, para aplicar gratuitamente a dose da vacina no público alvo, que são as crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com 60 anos de idade ou mais, trabalhadores da área de saúde, gestantes, mulheres que deram à luz há 45 dias ou menos, professores das redes pública e privada, presidiários e funcionários do sistema prisional, povos indígenas e portadores de doenças crônicas, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.

As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação, porém devem apresentar obrigatoriamente declaração médica comprobatória da condição no ato da vacinação.

De acordo com a Subsecretaria de Programas Sociais da Prefeitura de Barbacena (Sesaps), desde o dia 10 de abril, quando começou a campanha, até o dia 26 foram aplicadas 12.920 doses da vacina, sendo 10.582 para os grupos prioritários. Os idosos foram os que mais procuraram se imunizar até agora no município, com 6.765 vacinas aplicadas, seguido das crianças, com 2.490, e trabalhadores da saúde, com 728 doses.

O público alvo em Barbacena, segundo a Sesaps, é de 35.930 pessoas e a meta é imunizar, no mínimo, 90% desse público até o dia 31 de maio, data prevista para o encerramento da campanha em todo o país.

Contra indicação

A vacinação contra a gripe é contra indicada para pessoas com história de alergia a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, e para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves nas doses anteriores. Para as crianças com idade entre seis meses e menores três anos que nunca foram imunizadas, a vacinação é feita em duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

Total Page Visits: 1384 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *