Encontro de secretários de Saúde debate, em Barbacena, a assistência oncológica regional

Seminário do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais aconteceu esta semana no Hospital Ibiapaba

Dezenas de secretários de Saúde e gestores da região encontraram-se na última terça-feira (28), no auditório do Hospital Ibiapaba CEBAMS, para participar do 1º Seminário do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG) – Regional de Barbacena.

O evento discutiu a rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) na área da oncologia em Barbacena e na região. Segundo o diretor financeiro do hospital, o médico Maurício José da Silva Júnior, que fez a abertura dos trabalhos, a unidade tem uma trajetória de pioneirismo, com a realização de transplantes, cirurgias de alta complexidade realizadas ainda nas primeiras décadas de funcionamento, e todo este know-how o colocou como estratégico para a assistência de saúde regional,  especialmente nas referências  da cardiologia e da oncologia, esta última, tema principal do encontro.

A presidente da Regional Barbacena do COSEMS-MG e Secretária de Saúde de Antônio Carlos, Elizabeth Pereira, iniciou o evento mostrando a relevância histórica do Hospital Ibiapaba CEBAMS para a saúde em Minas Gerais. “O Hospital Ibiapaba CEBAMS é fundamental na rede assistencial de Minas Gerais. Além de possuir um dos principais serviços de cardiologia do Brasil, recebendo os pacientes de toda a nossa região, também avança na oncologia e nos deu belas histórias na medicina, como o primeiro transplante renal do estado. Fatos como esses demonstram a relevância desta casa para a saúde”, disse ela.

O superintendente regional de Saúde de Barbacena, Renato Soares, apresentou dados sobre os desafios da oferta de tratamento do câncer pela saúde pública na região. Soares mostrou quais serviços de oncologia a Macrorregião de Saúde de Barbacena oferece. Já o secretário de Saúde de Barbacena, Arinos Brasil, que também participou do encontro, afirmou que a implantação do serviço de radioterapia no Hospital Ibiapaba CEBAMS é uma oportunidade de melhorar a assistência  na região e convidou os secretários das outras cidades a aderirem ao tratamento ofertado pela instituição, evitando as longas viagens feitas até hoje.

No bloco final do encontro, a assessora técnica do COSEMS, Márcia Moreira, apresentou os desafios da rede oncológica no estado e observou as possibilidades de melhorias existentes, além de ressaltar a importância da união regional para o fortalecimento dos serviços em funcionamento.

Encerrando o evento, o diretor técnico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Antônio José Fonseca de Paula, apresentou os números do tratamento do câncer em Barbacena, as cidades que mais recorrem aos serviços da instituição, além de aspectos da remuneração e a evolução científica do tratamento da doença.

Ao final, os secretários conheceram a estrutura e a equipe da radioterapia, recém-inaugurada em Barbacena. Até o fechamento desta matéria, 85 pessoas já haviam sido atendidas pelo novo serviço e 14 tratamentos estavam concluídos.

Os municípios que participaram do encontro no Hospital Ibiapaba, além de Barbacena, são os seguintes: Madre de Deus de Minas, Alto Rio Doce, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Lamim, Capela Nova, Coronel Xavier Chaves, Santana dos Montes, Ressaquinha, Santana do Garambéu, Queluzito, Antônio Carlos, São Brás do Suassuí, Caranaíba, Casa Grande, São João Del Rei, Ibertioga, Alfredo Vasconcelos e Entre Rios de Minas.

(Fonte: Ibiapaba/CEBAMS)

O evento contou com a participação de representantes de várias cidades
Os participantes visitaram a estrutura do serviço de radioteraía do Hospital Ibiapaba CEBAMS, implantado recentemente (Fotos: Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.