Imunização contra Covid em Barbacena chega às pessoas com idade entre 45 e 59 anos, com comorbidade

Prefeitura dará início à terceira etapa de imunização na cidade nesta quinta-feira

Paulo Emilio Gonçalves/Portal CB

A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), dará início na próxima quinta-feira (20) à terceira etapa da vacinação contra o novo Coronavirus (Covid-19). Nesta fase a imunização será para as pessoas com idade entre 45 e 59 anos que possuem alguma comorbidade.

Uma cartilha foi disponibilizada pela Prefeitura explicando como funcionará essa etapa e quais comorbidades estão incluídas como prioritárias para a vacinação, bem como o que apresentar de documentação no dia da imunização. Clique aqui e confira a cartilha.

De acordo com a Sesap, nesta quinta-feira (20), de 09 às 16 horas, poderão se vacinar as pessoas entre 45 e 59 anos que possuem diabetes mellitus, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão de órgão-alvo e/ou comorbidades, doença renal crônica estágio 3 ou mais e/ou síndrome nefrótica e obesidade mórbida (não acamados ou domiciliados), anemia falciforme, síndrome de Down, deficiência permanente cadastrados no BPC (benefício de prestação continuada).

A vacinação será através de drive thru no pátio da paróquia de Santo Antônio, no bairro Santo Antônio, e a pé, no ginásio Delmo Maria, anexo ao Colégio Estadual Professor Soares Ferreira. A pessoa que for se vacinar terá que levar os seguintes documentos: original e cópia do RG ou outro documento com foto, original e cópia do comprovante de residência, original e cópia do CPF ou cartão nacional SUS. Para comprovação da comorbidade será necessário apresentar um relatório do médico assistente contendo as informações descritas no quadro 1 da cartilha, com breve descrição da patologia, data do diagnóstico, medicamento em uso e demais informações.

 Na sexta-feira (21), também de 09 às 16 horas, será a vez das pessoas com pneumopatias crônicas graves, cor-pulmonares e hipertensão pulmonar, insuficiência cardíaca, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivo cardíaco implantado, doença cerebrovascular, imunossuprimidos e cirrose hepática.

A vacinação será nos mesmos locais, ou seja, pátio do Santo Antônio (drive thru) e ginásio Delmo Maria (a pé). A documentação necessária é a mesma e também será necessário relatório do médico assistente contendo as informações descritas no quadro 1 da cartilha, com breve descrição da patologia, data do diagnóstico, medicamento em uso e demais informações.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vacina a ser aplicada é a Astrazeneca/Oxford.

(Fonte: Sesap)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *