Ovo pode representar perigo à saúde se não for bem preparado

Nutricionista afirma que alimentos mal preparados ou mal conservados podem levar uma pessoa à morte

O ovo está na boca do povo desde a última semana, com a quebra do recorde da foto mais curtida na rede social Instagram. A foto de um ovo, publicada pela conta @world_record_egg, já atingiu 50 milhões de curtidas no site e a tendência é que essa foto ganhe outras milhões de curtidas nos próximos dias.

O mesmo ovo que virou foco da internet nos últimos dias também pode representar perigos à saúde caso não seja bem preparado. Segundo a nutricionista e coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, Cibele Paiva, o ovo é um vetor da Salmonella, uma bactéria perigosa que pode surgir através de alimentos mal preparados ou mal conservados e pode levar uma pessoa a morte.

“Temos que tomar muito cuidado com o ovo, desde o momento da compra até o preparo. A Salmonella está presente nas fezes dos animais. Quando a galinha põe os ovos, automaticamente o ovo já está sendo contaminado, e essa bactéria passa da casca para a clara e para a gema. Quando não se cozinha o ovo em sua totalidade, ou seja, quando a gema ainda fica amolecida, é sinal que a alta temperatura ainda não atingiu o centro geométrico do ovo. Neste ponto, é possível que a Salmonella ou resíduos dela ainda estejam presentes. Essa bactéria é resistente, podendo ultrapassar a parede do intestino, e é responsável por intoxicações alimentares”, explicou Cibele Paiva.

A nutricionista do Hospital Ibiapaba afirma ainda que muitas pessoas gostam de comer ovo frito com a gema amolecida. Porém, ela alerta que isso é um risco para a saúde e para se certificar se o ovo pode ser consumido é necessário que ele esteja bem preparado. “Tanto no ovo frito e no ovo cozido, a gema tem que estar endurecida. No caso do ovo cozido, o tempo médio recomendado para cozinhá-lo, após a fervura da água, é de pelo menos sete minutos, para que a alta temperatura da água atinja todo o centro geométrico do ovo. Outro cuidado é com a clara do ovo. Muitas pessoas gostam de usar a clara em neves para fazer sobremesas. Isso é perigoso, porque a Salmonella também se encontra nela. É recomendável usar outro tipo de cobertura, como o chantilly, por exemplo”, concluiu Cibele Paiva.

(Fonte: Comunicação/Ibiapaba-CEBAMS)

Total Page Visits: 1698 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *