Posto de coleta de sangue será inaugurado nesta quinta-feira em Barbacena

Unidade de saúde funcionará em um prédio anexo à Santa Casa de Misericórdia

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

Será inaugurado nesta quinta-feira, 28, em Barbacena, o Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue (PACE), da Fundação Hemominas. A unidade de saúde foi instalada através de uma parceria da fundação com a Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), Santa Casa de Misericórdia de Barbacena e Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), e funcionará em um prédio anexo à Santa Casa, no bairro São Sebastião (foto).

De acordo com a Sesaps, o posto entrará em funcionamento já nesta sexta-feira, 29, de 13 às 17 horas. A Epcar disponibilizará médicos para atender nos horários de coleta de sangue. Após coletado, o material será encaminhado para o banco de sangue do Hemominas, em Juiz de Fora, onde passará pelo processo de fracionamento.

O PACE de Barbacena, que recebeu o nome de “Doutor Oswaldo de Melo Campos”, possui espaço para recepção de doadores e realização de triagem médica, com mobiliário adequado, pontos de luz e banheiros. O investimento em toda a estrutura gerou em torno de R$ 130 mil e um dos principais objetivos do posto de coleta é aumentar o número de doadores de sangue na cidade.

Quem pode doar sangue

Pessoas entre 16 e 69 anos estão aptas a doar sangue. No entanto, se o doador tiver entre 16 e 17 anos ou mais de 60, é importante conhecer as normas e documentos necessários para doação. Os candidatos terão que ter peso acima de 50 quilos e boas condições de saúde, ou seja, pessoas que mantêm um estilo de vida saudável e não se expõem a situações de risco para contrair doenças infecciosas e/ou sexualmente transmissíveis. Mulheres, mesmo menstruadas e que fazem uso de anticoncepcionais também poderão fazer a doação.

Como fazer a doação

Para fazer a doação de sangue, o candidato terá que cumprir alguns procedimentos, como agendar, se cadastrar e se conscientizar da importância do ato, conforme orientações a seguir:

– Conscientização: receber noções gerais sobre o processo de doação de sangue, requisitos, importância do ato de doar;

– Cadastro: o candidato à doação informa seus dados pessoais, telefone, endereço, e-mail, CEP, profissão, naturalidade, nacionalidade, entre outros. É indispensável a apresentação de um documento original e oficial com foto, filiação e assinatura;

– Triagem Clínica: realizar procedimentos de aferição dos dados vitais (pressão arterial, pulso, temperatura, peso e altura). Abrange também a entrevista confidencial que tem como objetivo a segurança do doador e do receptor;

– Triagem Hematológica: nesse exame, verifica-se o candidato à doação possui nível de hemoglobina dentro dos parâmetros adequados;

– Pré-lanche: o candidato à doação recebe um lanche e um suco antes da coleta do sangue.

Processo de doação

A doação dura cerca de 10 minutos. O sangue é coletado utilizando-se material totalmente descartável, estéril e de uso único. O procedimento é realizado por profissionais altamente capacitados e com segurança. Serão coletados em torno de 450ml de sangue e as amostras para realização de exames laboratoriais obrigatórios.

Após a doação, o doador será encaminhado para um lanche para auxiliar na sua hidratação e repor o volume doado. Ele deve permanecer no banco de sangue por aproximadamente 15 minutos e deixar o local somente se estiver se sentindo bem.

O tempo estimado para todas as etapas do ciclo é em torno de uma hora e trinta minutos, mas pode ter alterações diante do número de candidatos.

(Fonte: Sesaps)

O posto de coleta de sangue em Barbacena possui todo o equipamento e mobiliário adequado para doação (Foto: Divulgação)
Total Page Visits: 1243 - Today Page Visits: 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *