Prefeitura de Barbacena dá início à vacinação contra Covid-19 para pessoas com comorbidades

Imunização para este grupo segue até o próximo sábado; vacina utilizada será a da Astrazeneca/Oxford

A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB), através da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap) começou a vacinar a população com comorbidades às 9 horas da manhã de hoje, segunda-feira (10), contra o novo Coronavírus (Covid-19). A terceira etapa da campanha de vacinação segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI) e a vacina que será utilizada é da AstraZeneca/Oxford.

Uma cartilha foi disponibilizada pela PMB explicando como funcionará essa etapa e quais comorbidades estão incluídas como prioritárias para a imunização, bem como o que apresentar de documentação na hora da vacinação. Clique aqui e confira a cartilha.

Segunda-feira (10/05)

Nesta segunda-feira serão vacinados os portadores de Síndrome de Down a partir de 18 anos. Esse grupo poderá se vacinar de 09 às 12 horas nas modalidades de drive-thru, no pátio da basílica de São José Operário, e a pé no ginásio Delmo Maria, anexo ao Colégio Estadual Professor Soares Ferreira. É necessário levar a seguinte documentação: original e cópia do RG ou outro documento com foto, original e cópia do comprovante de residência, original e cópia do CPF ou Cartão Nacional do SUS. Para comprovação da síndrome é necessário apresentar o relatório do médico assistente, contendo breve descrição sobre a patologia e uso de medicamento. Para essa vacinação será considerado o relatório, independente da data de emissão.

Ainda nesta segunda-feira, no período da tarde, entre 13 às 16 horas, poderão se vacinar Gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), de 18 anos ou mais, com comorbidade comprovada de acordo com os dados do quadro um da cartilha, levando o cartão da gestante e/ou certidão de nascimento da criança.

O local de vacinação também permanece sendo via drive-thru, no pátio da Basílica de São José, e a pé no ginásio Delmo Maria, apresentando a mesma documentação relacionada acima. Para comprovação da comorbidade é necessário apresentar o relatório do médico assistente contendo as informações descritas no quadro 1 da cartilha e/ou certidão de nascimento da criança.

Terça-feira (11/05)

Na terça-feira a vacinação ocorre entre 09 às 16 horas para portadores de diabetes de 55 a 59 anos, também no pátio da Basílica de São José (Drive-Thru) e a pé no ginásio Delmo Maria. A pessoa que se enquadra dentro desse grupo deverá levar a mesma documentação exigida nos outros grupos, além de relatório do médico assistente contendo breve descrição sobre a patologia, data do diagnóstico, tipo de diabetes e descrição de uso de medicamento/insulina.

Quarta-feira (12/05)

Na quarta-feira a vacinação será para os portadores de doenças cardiovasculares de 55 a 59 anos, de 09 às 16 horas. Para esse grupo a estratégia drive-thru será no pátio da Igreja do Santo Antônio, localizado à rua Demetrio Ribeiro, no bairro Santo Antônio. Para quem optar por se vacinar a pé, a vacinação continua sendo no Ginásio Delmo Maria.

Considera-se nessa fase a comorbidade com as seguintes características: insuficiência cardíaca (IC); próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar.

A pessoa que se enquadra dentro desse grupo deverá levar a mesma documentação. Para a comprovação da comorbidade é necessário relatório do médico assistente contendo as informações descritas no quadro 1 da cartilha.

Quinta-feira (13/05)

Os portadores de hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3 e hipertensão arterial estágios 1 e 2, com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade, entre 55 a 59 anos, poderá se vacinar na quinta-feira (13/05) de 09 às 16 horas. O drive-thru será no pátio da Basílica de São José e a vacinação a pé no ginásio Delmo Maria. Além da documentação exigida, a pessoa deverá levar comprovação da comorbidade através de relatório do médico assistente contendo as informações descritas no quadro 1 da cartilha.

Sexta-feira (14/05)

Na sexta-feira serão vacinados os portadores de pneumopatias crônicas graves, doença cerebrovascular, imunossuprimidos (conforme descrição do quadro 1), anemia falsiforme e cirrose hepática de 55 a 59 anos. A vacinação ocorre entre 09 às 16 horas por drive-thru na Basílica de São José e a pé no ginásio Delmo Maria, sendo exigida a mesma documentação. Para comprovação da comorbidade será exigido relatório do médico assistente contendo as informações descritas no quadro 1 da cartilha.

Sábado (15/05)

No sábado, dia 15, a vacinação acontece também de 09 às 16 horas para portadores de deficiência permanente cadastradas no BPC (Benefício Prestação Continuada) de 55 a 59 anos, que não possuam debilidade para locomoção/mobilidade.

A imunização também acontece via Drive-Thru na Basílica de São José Operário e a pé no Ginásio Delmo Maria. O paciente deverá apresentar a documentação exigida e cópia da carta de concessão do benefício do INSS atualizada ou extrato de recebimento do benefício do último mês.

Vacinação a domicilio

Os portadores de deficiência permanente cadastradas no BPC e pessoas com obesidade mórbida deverão procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para solicitar que a vacinação ocorra em domicilio, após agendamento da equipe de saúde que será devidamente escoltada pela força de segurança (Guarda Municipal/Polícia Militar e/ou Polícia Civil). O cadastro poderá ser realizado também pelo responsável legal do paciente.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a importância de permitir acesso às casas somente por profissionais de saúde devidamente ativos nas UBSs, que serão devidamente acompanhados por uma das forças de segurança.

Para maiores informações é só ligar para os telefones (32) 3339-2123 (Central de Vacinas) e (32) 3339-2155 (Sesap).

(Fonte: PMB/Sesap)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *