Santa Casa de Barbacena poderá ter Posto Avançado de Coleta de Sangue

Medida vai evitar que doadores se desloquem até Juiz de Fora para fazer doação

A população das microrregiões de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Congonhas poderão ter mais facilidade e comodidade para doar sangue. Deverá ser implantado ainda este ano na Santa Casa de Misericórdia de Barbacena um Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), que funcionará num prédio anexo à instituição hospitalar.

A informação foi publicada no site da Santa Casa nesta segunda-feira, 23. Com a medida, os doadores não precisarão mais se deslocar até Juiz de Fora, que fica a cerca de 95 quilômetros de Barbacena, para fazer doação. De acordo com Santa Casa, o local será específico para coleta do sangue que posteriormente será encaminhado para o banco de sangue do Hemominas, em Juiz de Fora, onde passará por todo o processo necessário antes de ser colocado à disposição dos pacientes.

O secretário municipal de Saúde e Programas Sociais, José Orleans da Costa afirmou que a implantação do posto avançado é um sonho antigo da população de toda região e está sendo discutido desde 2013. “Este é um importante momento para toda a nossa região. Começamos a discutir sobre a implantação do PACE no ano de 2013. Já no ano de 2016 foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de Barbacena e o Hemominas, para que o Hemominas doasse todos os equipamentos e a cidade arrumaria os espaço físico e sua adequação para o funcionamento deste posto”, explicou o secretário. Segundo ele, o recurso para a instalação do PACE, na ordem de R$ 100 mil, foi adquirido junto ao Ministério da Saúde e repassado à Santa Casa para a execução da obra. Orleans destacou ainda que o projeto técnico já está aprovado pelo Hemominas e foi encaminhado para a Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde para avaliação final.

O Posto Avançado de Coleta Externa, segundo a Santa Casa, funcionará no espaço onde atualmente está instalada a Agência Transfuncional, em um prédio anexo à entidade, que passará por todo o processo de reforma física. A agência de sangue passará a funcionar no prédio principal da Santa Casa, em um local que já se encontra em processo de reforma. A Agência Transfuncional é onde ficam armazenadas as bolsas com hemoderivados que vêm do Hemominas de Juiz de Fora e serão utilizadas pelos pacientes em Barbacena.

O secretário José Orleans disse que a previsão é de que o PACE entre em funcionamento no segundo semestre deste ano e que na ocasião da inauguração pretende promover uma campanha de doação de sangue. “Vamos mobilizar uma grande campanha para que as pessoas adquiram o hábito de doar sangue continuamente e, assim, mantermos o banco de sangue do Hemominas com um ótimo estoque para atender a demanda da região”, declarou o secretário.

A diretora assistencial da Santa Casa, Marcilene Dornelas, destacou que o posto de coleta é uma iniciativa que conta com a participação direta da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (SESAPS) e Hemominas. Ela lembrou ainda que o resultado do trabalho ampliará a capacidade de fornecer hemocomponentes para a população, através do aumento da doação de sangue. “Atualmente, a Santa Casa tem um consumo de 200 bolsas/mês. Precisamos conscientizar e mobilizar a população que um doador pode salvar até quatro vidas com o simples ato de doar-se”, afirmou Marcilene.

(Fonte: Santa Casa de Barbacena)

O Posto Avançado de Coleta Externa será instalado num prédio anexo à Santa Casa (Foto: Arquivo/Jornal de Sábado)
O secretário de Saúde e Programas Sociais, José Orleans da Costa afirmou que a instalação do PACE é um importante momento para toda a região (Foto: Arquivo/Jornal de Sábado)
Total Page Visits: 1770 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *