Secretaria de Saúde de Barbacena orienta como proceder em caso de suspeita de Covid-19

É considerada suspeita de contaminação pelo novo Coronavirus quando a pessoa apresenta ao menos dois sintomas da doença

Com o aumento dos casos de Covid-19 em Barbacena, diversas dúvidas têm surgido em relação ao protocolo de fluxo de atendimento das pessoas com suspeita da doença. Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap) orienta como as pessoas devem proceder caso apresentem sintomas de Covid.

A suspeita de contaminação pelo novo Coronavirus é considerada quando o paciente apresenta ao menos dois sintomas da doença. Se a pessoa tem um quadro de síndrome gripal leve e não está no grupo de risco para a doença, ela deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima que possua espaço reservado para o atendimento aos sintomáticos respiratórios, de segunda sexta-feria, no período de 07 às 11 e 13 às 17 horas. A maior parte das UBSs tem esses espaços, as exceções são as unidades dos bairros Santa Luzia, São Francisco, Grogotó e João Paulo II.

Já se a pessoa apresentar uma forma mais grave de síndrome gripal ou pertencer ao grupo de risco, ela deverá procurar o hospital referência para a Covid-19 e outras síndromes respiratórias, que em Barbacena é a Policlínica (IMAIP).

Nas duas situações a pessoa não deve procurar o Centro de Testagens, no bairro Funcionários. Neste local é realizada a triagem dos pacientes quanto ao início dos sintomas e, se inserido no grupo estabelecido pelo Protocolo de Testagem via RT-PCR, após análise é realizado agendamento conforme disponibilidade do serviço, que funciona de segunda a sexta-feira, de 08 às 12 e 13 às 17 horas.

Caso a pessoa tenha contato domiciliar com casos suspeitos ou confirmados para a Covid-19, também devem procurar a UBS mais próxima para orientação quanto a necessidade do isolamento domiciliar e atestados para afastamento de suas atividades laborais.

(Fonte: Sesap)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.