Sindicatos decidem pelo fechamento do comércio de Barbacena a partir de segunda-feira

Mais oito casos suspeitos de Covid-19 na cidade em 24 horas; agora já são 49

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

O comércio de Barbacena vai fechar as portas a partir de segunda-feira (23) por causa da pandemia de Coronavírus (Covid-19). A medida foi tomada através de Convenção Coletiva de Trabalho entre o Sindicato do Comércio de Barbacena (Sindicomércio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Barbacena.

A decisão dos sindicatos veio após a inércia do Poder Público em tomar a decisão, uma vez que, ate o momento, Barbacena apresenta o maior número de casos suspeitos da doença nas regiões do Campo das Vertentes e Zona da Mata.

Um novo boletim da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado hoje, sexta-feira (20), mostra que os números não param de crescer. De ontem para hoje foram mais oito casos suspeitos no município, que conta agora com 49, sendo que dois já foram descartados. Dois pacientes estão internados em estado grave: uma criança na Santa Casa de Barbacena e um jovem que foi transferido para um hospital de referência em Covid-19, na cidade de Juiz de Fora.

De acordo com os sindicatos, a partir de segunda feira poderão funcionar apenas os estabelecimentos que prestam serviços essenciais, como farmácias, drogarias, supermercados, hipermercados, mercearias, padarias, açougues, peixarias, lojas de produtos de saúde, higiene e materiais de limpeza, além de clínicas, hospitais e laboratórios. Poderão abrir também as lojas de conveniência, de produtos animais e veterinários, postos de gasolina, revendedoras de gás de cozinha, funerárias, bancos e casas lotéricas. Os serviços de comunicação também estão fora da lista de proibições.

O acordo coletivo vai valer por um mês – até o dia 23 de abril – sem prejuízo do pagamento integral dos salários, e poderá ser revogado caso a situação da pandemia se normalize. Para compensar o período, os empregados poderão fazer até duas horas extras ao dia, cumpridas até dia 31 de dezembro.

Os barbacenenses já vinham fazendo apelo pelo fechamento do comércio na cidade pelas redes sociais, porém, o prefeito Luís Álvaro até o momento não assinou nenhum decreto para tomar a medida.

A Convenção Coletiva de Trabalho foi assinada pelos presidentes do Sindicomércio, Marcelo Leitão, e do Sindicato dos Empregados do Comércio de Barbacena, Vicente de Paulo Castro.

De ontem para hoje saltou de 41 para 49 o número de casos suspeitos de Covid-19 em Barbacena (Imagem: Reprodução)
Total Page Visits: 4414 - Today Page Visits: 3

Um comentário em “Sindicatos decidem pelo fechamento do comércio de Barbacena a partir de segunda-feira

  • 21/03/2020 em 11:36
    Permalink

    Todas as matérias desde excelente jornal é de grande importância para o município de barbacena e sua população,

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *