Vacina contra influenza estará disponível nas UBSs de Barbacena para toda a população, neste sábado
Ministério da Saúde ampliou a aplicação do imunizante em todo o país para as pessoas acima de seis meses de idade
Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB
O Ministério da Saúde (MS) ampliou a aplicação da vacina contra o vírus da influenza (gripe) para toda a população acima de seis meses de idade. A medida foi anunciada após a baixa procura do imunizante pelo público alvo, que seriam, entre outros, os idosos acima de 60 anos. O motivo, segundo o MS, é que os brasileiros estão priorizando a vacinação contra a Covid-19.
O dia “D” de mobilização da Campanha Nacional Contra a Influenza será neste sábado (10) em Barbacena. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão disponibilizando a vacina, gratuitamente, no horário de 08 às 14 horas, de acordo com a disponibilidade de doses estocadas no município. Os imunizantes ainda continuarão disponíveis nas UBSs a partir de segunda-feira (12), caso ainda exista estoque da vacina, nos horários de 07 às 11 e de 13 às 16 horas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), a cobertura da vacina da influenza para o grupo prioritário está muito baixa em Barbacena. A campanha nacional teve início no dia 12 de abril – portanto há quase três meses – e o número de pessoas deste grupo a serem imunizadas na cidade ainda não atingiu nem a metade. Segundo a Sesap, de um total de 55.891 pessoas do grupo prioritário, apenas 26.121 se vacinaram, o que representa uma cobertura de apenas 44,9%.
A influenza
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população alvo.
A vacinação contra a influenza permitirá, ao longo de 2021, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
Para receber o imunizante, a pessoa deve levar o cartão de vacinação. É bom sempre destacar que a vacina contra a influenza deve ser administrada com um intervalo mínimo de 14 dias em relação à imunização contra a Covid-19.
(Fonte: Sesap)