Vacinação contra a febre amarela será intensificada em Barbacena

Imunização será entre os dias 6 e 30 de novembro em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade

A Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps) vai intensificar a vacinação contra febre amarela em Barbacena. A imunização acontecerá entre os dias 6 e 30 de novembro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. De acordo com o que foi divulgado pela Sesaps, haverá dois dias de mobilização especial: 11 de novembro (sábado) de 12 às 18 horas, e 19 de novembro (domingo) de 8 às 12 horas. O objetivo é atender as pessoas que trabalham em horário comercial ou que ainda não tenham sido imunizadas.

A vacinação contra a febre amarela em Barbacena está inserida no Programa Nacional de Imunização (PNI) e será realizada em função da recente notificação da ocorrência de epizootias em primatas não humanos, associada a casos humanos e mortes com suspeita de febre amarela em outros municípios mineiros, inclusive próximos a Barbacena. A outra razão é promover a prevenção contra a doença infecciosa febril aguda, causada por vírus e transmitida por mosquitos em áreas urbanas, por meio do Aedes Aegypti (o mesmo da dengue), ou silvestres, através do mosquito Haemagogus.

Quem for receber a dose deverá comparecer à Unidade Básica de Saúde munido do cartão de vacinação para que seja feita uma avaliação do status vacinal, bem como a pesquisa do histórico de vacinação na UBS onde a pessoa se vacinou anteriormente, evitando, assim, a possibilidade de dose excessiva e efeitos adversos que podem até mesmo comprometer a saúde.

 

Indicações e contraindicações

 

As pessoas com idade até 59 anos, com registro de uma dose estão imunizadas definitivamente e não necessitarão da dose de reforço. Já as pessoas com 60 anos ou mais e/ou portadoras de doenças de imunossupressão, outras patologias ou fazem uso de medicamentos que interferem na imunidade serão avaliadas por um médico que lhes explicará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco da doença e de eventos adversos nessa faixa etária ou decorrentes de comorbidades.

A vacina contra a febre amarela é contraindicada para gestante, puérperas amamentando crianças de até 6 meses, pessoas alérgicas a ovo, alérgicas a algum componente da vacina, entre outras.

Pessoas que irão viajar para áreas com casos da doença devem se vacinar pelo menos dez dias antes do compromisso. Quem não apresentar o cartão de vacinação ou histórico vacinal receberá a dose da vacina de acordo com a idade e o calendário nacional.

(Fonte: Site PMB/Sesaps)

A vacinação contra febre amarela em Barbacena será realizada de 6 a 30 de novembro (Foto: Divulgação)
Total Page Visits: 1225 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *