Vacinação contra Covid para crianças começa nesta quinta-feira em Barbacena

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, mais de 9 mil crianças de 05 a 11 anos estão aptas a receber o imunizante

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

A Prefeitura de Barbacena anunciou que iniciará a vacinação de crianças de 05 a 11 anos contra Covid-19 nesta quinta-feira (20).  De acordo com estimativa da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), cerca de 9.117 crianças estão aptas para se imunizar no município.

A aplicação da vacina será realizada em sala exclusivamente preparada para esse público, objetivando evitar possíveis erros de imunização. As equipes das salas de vacina da Prefeitura têm recebido atualizações e capacitação pelo Ministério da Saúde através de uma plataforma online.

A recomendação é que a vacinação ocorra com prioridade para crianças com 05 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidade; crianças indígenas e quilombolas e crianças sem comorbidades, seguindo a ordem decrescente da faixa etária. Durante a vacinação, os pais e responsáveis deverão estar presentes, e em caso de crianças com deficiência permanente ou comorbidade é necessário apresentação do comprovante.

Locais de imunização

Nos dias 20 e 21 de janeiro – quinta e sexta-feira – a vacinação pediátrica para crianças de 05 a 11 anos acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Grogotó, Santa Cecília, Guido, João Paulo, Santa Efigênia e CAIC, de 08 às 11 horas, seguindo o seguinte critério: dia 20 – crianças de 05 a 11 anos com comorbidades comprovadas através de atestado médico, nascidas entre os meses de janeiro a junho; dia 21 – crianças de 05 a 11 anos com comorbidades comprovadas através de atestado médico, nascidas entre os meses de julho a dezembro.

Já no sábado (22), a aplicação será para crianças de 11 anos completos nascidos de janeiro a junho, na Unidade Central de Vacinas e nas UBSs dos bairros vilela e Santa Cecília, de 08 às 12 horas, enquanto durarem os estoques.

Os pais ou responsáveis deverão apresentar, no ato da vacinação, documento original com foto da criança ou certidão de nascimento junto com a cópia.

A Secretaria de Saúde informa que durante o horário de vacinação para crianças não acontecerá, nestes locais, a aplicação dos imunizantes de rotina.

(Fonte: Sesap)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.