Campanha em Barbacena reúne escola e hospital visando arrecadar donativos para pacientes carentes

Pit Stop do Coração, promovido pelo SESI-Barbacena será neste sábado e arrecadará doações de alimentos e itens de higiene pessoal na entrada do Hospital Ibiapaba

O SESI-Barbacena, em parceria com o Hospital Ibiapaba CEBAMS, está desenvolvendo o projeto Mensagem de Vida, cujo objetivo é envolver toda comunidade escolar e a comunidade em geral, em ações que promovam a troca de carinho e motivação entre a escola e os colaboradores da linha de frente do hospital e seus pacientes.

A primeira ação ocorreu no dia 1º de maio, quando alunos e professores gravaram um vídeo musical com uma mensagem de otimismo e fé dirigida aos profissionais do hospital no dia dos trabalhadores. A próxima ação do será o “Pit Stop do Coração”, que estimula estudantes e suas famílias a doarem alimentos e itens de higiene pessoal para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e outros socialmente vulneráveis.

De acordo com o assistente social do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Lucas Almeida, os pacientes de setores como oncologia e cardiologia de alta complexidade recebem toda a assistência clínica do hospital, mas muitos não têm condições de manter seu tratamento em casa, com alimentação diferenciada e até itens básicos de higiene pessoal. “É por isso que buscamos o apoio da comunidade para estes casos, afinal somos uma instituição filantrópica e o êxito dos tratamentos depende muito da qualidade de vida dos pacientes”, diz Lucas. Além da assistência do Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social (CEBAMS), que mantém o hospital, muitos pacientes são apoiados pela APPC- entidade de voluntários que cuida de portadores com câncer e seus familiares, e para onde muitas doações são direcionadas.

Segundo o diretor do SESI, César Alexandre Nunes Ferreira, o conteúdo que está sendo apresentado aos alunos da escola é a prática da solidariedade em tempos de pandemia e também outro projeto chamado “A importância do outro em nossas vidas”. “Durante essa semana os professores trabalharam com os alunos a importância da alteridade com conversas reflexivas enfatizando a gentileza e o cuidado com o próximo em atos solidários”, explicou o diretor César.

As doações do rojeto Mensagem de Vida serão entregues em um Pit Stop na porta do Hospital Ibiapaba, com toda segurança e cuidado que o momento exige, neste sábado, dia 12 de junho, das 10 às 13 horas. Além das equipes do hospital e da escola, estarão no local os personagens de cosplay da equipe Cleber Malta, com super-heróis, robôs e bonecos. Os organizadores destacam que todas as doações são bem-vindas, mas alguns itens estão sendo sugeridos aos interessados em doar, conforme abaixo.

– Suplemento alimentar para adultos – Nutren, SupraSenior , Ensure, Trophic,  Nutridrink.

– Alimentos não perecíveis – Café, açúcar, biscoito de polvilho, leite longa vida, água de coco e gelatina.

– Higiene pessoal – Fraldas geriátricas descartáveis, sabonetes, escova, creme dental, barbeadores descartáveis, creme de barbear, desodorantes, lenços (para cabeça – toucas), meias, toalhas de rosto/banho, toalhas de papel descartáveis, lenços de papel descartáveis e máscaras descartáveis.

(Fonte: SESI-Barbacena)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *